A Igreja de São Pedro, da região do Biscaia, promoveu festas no sábado (01) e domingo (09), com objetivo de arrecadar fundos para melhorar o salão da Capela. No sábado (01), a fogueira foi acesa durante o período noturno, e a noite festiva iniciou às 20h, terminando próxima das 3h da madrugada. Com direito à venda de comidas e bebidas típicas de festa julina, a população também pôde aproveitar música ao vivo com os cantores Márcio e Magrão, que são a animação das festas do Distrito.
Já a festança de domingo (09) começou às 10h da manhã e no decorrer do dia várias atividades se estenderam até às 16 horas da tarde. A programação incluiu a Santa Missa, procissão com a imagem do santo padroeiro São Pedro, churrascada, leilão de prendas e bingo com os seguintes prêmios: R$ 6.000,00; 1 TV 24"; R$1.000,00 e um carneiro para animação do público.
Segundo a organizadora Maria Janete Nabozny, o dinheiro arrecadado com as festas será destinado para ajustes internos da igreja. "Fazer um palco dentro do salão, fazer os banheiros aqui dentro do salão, fazer a sala da catequese, esse é o principal objetivo", relata Maria.
Para se tornar possível, o evento foi organizado por uma equipe voluntária de aproximadamente cinquenta pessoas, com cerca de dois meses de antecedência.
Maria ainda informa que mais de três mil pessoas devem passar na região do Biscaia para presenciar e participar dos eventos. Este atrativo chama a atenção da população local e de cidades vizinhas, como informa Dario Antunes Rodrigues: "Vem alguns de Curitiba, que eu até tenho conhecidos aqui. E outros de Ponta Grossa, a maioria aqui da redondeza". Entretanto, para uma região que é normalmente pacata, o Distrito de Itaiacoca é afetado por um grande número de visitantes por conta das atividades em prol da Igreja de São Pedro. São dois dias repletos de atrações que visam não só entreter a população como, principalmente, ajudar na manutenção da capela.
Fotos: Ni Furman