Dentre as duzentas atividades culturais organizadas pela Prefeitura para celebrar os 200 anos de Ponta Grossa, ocorreu na cidade o II PG Projection. O evento é de projeção de luzes e sons sobre as fachadas de igrejas e prédios públicos que mostram aspectos de relevância social e histórica no município. A apresentação foi realizada na Igreja dos Polacos, durante os dias 02, 03 e 04 de julho.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Alberto Scharamm Portugal, a Prefeitura disponibilizou orçamento especial de 3 milhões de reais para as atividades comemorativas dos 200 anos. Valor esse que está sendo usado para a promoção de shows, apresentações culturais, obras de revitalização e atos de inauguração. Esse tipo de ação traz retorno à população, completa o secretário.
A opinião pública sobre a apresentação ficou dividida. Geovana Pinheiro Mendes de Moura, natural de PG, viu pela primeira vez a exibição de cenas da cidade e aprovou o espetáculo. Enquanto Carlos Antônio Pitome não achou aquilo tudo, devido ao curto tempo das projeções. Tais Maria Ferreira que se deslocou para o local com boas expectativas, saiu um pouco frustrada. Para ela, a proposta é interessantíssima, porém decepcionou devido a curta duração e a falta de um fechamento da proposta. Considera que faltou um desfecho.
Fotos: Amanda Grzebielucka e João Vitor Bobato