"Um universo em um conceito: Inovação no novo mundo". Esse foi o título da palestra realizada, ontem, pelo agente de inovação, Vinicius Schmidt Banik, em parceria com o Centro de Educação Empreendedora UEPG (CEE). O encontro arrecadou alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio Solar, instituição filantrópica que auxilia famílias de pacientes em tratamentos oncológicos em Ponta Grossa.
Vinicius Banik, que é bacharel em ciências contábeis pela UEPG e pós-graduado em Planejamento e Gestão, falou sobre como a própria entidade expressa o conceito de inovação. Para ele, a inovação pode ser algo simples, desde que melhore a experiência do usuário. Em busca de assistência à uma causa social, Banik encontrou na Casa de Apoio Solar uma forma de inovação que envolve o amparo não apenas ao paciente, mas também à família.
Neusa Nunes de Athaydes, fundadora da instituição, iniciou o projeto em 2014, após retirar nódulos mamários e sentir falta de instituições que apoiam pacientes com câncer. "Abri mão de ter coisas para minha vida para ajudar o próximo, e foi ali que me tornei uma pessoa melhor", destaca Nelsa. A instituição não conta com apoio de empresas, e se mantém por meio de auxílio de colaboradores, de doação de alimentos e de parcerias com o patronato, pessoas que prestam serviço por obrigação da justiça, para a organização do ambiente. A instituição recebe encaminhamentos de pacientes vindos do Hospital Santa Casa e acolhe familiares dos doentes. Atualmente, a entidade consegue acolher até 30 pessoas.
A fundadora solicita apoio à instituição para que a Casa de Apoio Solar possa continuar em funcionamento. Durante a palestra foram arrecadados cerca de 35 quilos de alimentos não perecíveis. O Centro de Educação Empreendedora continua a receber donativos até o fim deste mês. Doação em dinheiro podem ser transferidas por pix pela chave CNPJ 22 0547 3600 0185.
Fotos: Amanda Grzebielucka e João Vitor Bobato