Os professores que integram o projeto de extensão Foca Foto propuseram aos alunos do primeiro ano que fizessem um mapeamento dos problemas das calçadas na região central de Ponta Grossa. O objetivo era fotografar esses locais e identificar as principais dificuldades encontradas pelos pedestres para caminhar nesses espaços, por falta de manutenção por parte dos moradores e da Prefeitura Municipal.
Eles verificaram que a situação é complicada em algumas ruas e avenidas da cidade. Os passeios públicos precisam ser desobstruídos em alguns locais e o pavimento necessita restauração para facilitar a mobilidade urbana. Também é preciso desobstruir as calçadas de entulhos e lixo. Quem enfrenta os maiores problemas são os idosos e cadeirantes pela falta de acessibilidade.
Os estudantes foram divididos em duplas e durante uma semana percorreram as principais ruas do Município para fazer os registros que são apresentados aqui. Eles também ouviram a comunidade. Verificaram, na cobertura fotográfica, a má qualidade dos passeios públicos: buracos, mato, entulhos, desníveis, tipos de pavimentos inapropriados e, também, que não há padrão em relação à largura dos passeios de um quarteirão a outro.Verificaram ainda a inexistência, em muitas ruas, de guias no piso para pessoas com deficiência visual .
São vários problemas que merecem a atenção da prefeitura e dos próprios moradores, que deveriam manter suas calçadas organizadas e em condições de uso. Nas imagens que apresentamos aqui, mostra-se muitas irregularidades no pavimento e declives que dificultam, sobremaneira, a mobilidade de cadeirantes. O mau posicionamento de canos pluviais, por exemplo, impedem a acessibilidade e o escoamento da água para os bueiros. Criam barreiras aos transeuntes, podendo provocar acidentes.
Algumas das ruas e avenidas visitadas entre os dias 04 e 08 de maio foram: Rua Augusto Ribas, Sete de Setembro, Júlio de Castilho e Avenida Balduíno Taques. Além das fotografias, também foram realizadas entrevistas com trabalhadores e moradores da região. Confira a seguir algumas das entrevistas e o conjunto de fotos disponibilizadas pelo nosso site pelos estudantes.
Adriele da Silva Shemberger, vendedora de loja de roupas do centro da cidade, relata sobre a situação da Rua Saldanha Marinho. Seus clientes reclamam frequentemente sobre os buracos nas calçadas e na rua. Adriele diz que está pensando em reclamar para prefeitura, pois além desses defeitos, as pessoas jogam muito lixo na rua e os funcionários da loja, que tem que limpar muitas vezes assim, desvalorizando o comércio local.
Johnny Pereira de Albuquerque, natural de Ponta Grossa, trabalha como pintor no município e também constata os problemas nas calçadas como sujeira, mato, calçadas quebradas e esburacadas.
Marciano de Oliveira, supervisor do Plano Prever da filial de Ponta Grossa, afirma que a infraestrutura das calçadas da Rua Largo Professor Colares está irregular e que o tamanho delas deve ser padronizado para facilitar a mobilidade daqueles que utilizam cadeira de rodas.
Maria Desolinski, uma senhora aposentada que estava passeando pelo centro de Ponta Grossa, conta que a situação “está péssima” em todos os bairros de Ponta Grossa, sobretudo no Centro.
Maria Lúcia, moradora da Rua Sete de Setembro conta que toda a vizinhança já tentou contato com a prefeitura que limpou a calçada e o terreno baldio algumas vezes, entretanto nunca construiu calçadas onde não havia ou reformou as destruídas. Segundo a moradora, o empecilho já ocorre há mais de 14 anos.
Ruth Queiroga e Luís Carlos Queiroga, empresários que moram na região central de Ponta Grossa, apontam que a maioria das calçadas estão em condições precárias.
Teodósio Hul, natural de Irati, é funcionário de empresa terceirizada responsável pela limpeza da área urbana há 8 anos no município. O gari relata problemas de calçadas quebradas e a falta de conhecimento da atual gestão municipal acerca desses problemas urbanos.
Equipe de produção das imagens e entrevistas: Daniel Klemba, Gabriela Denkwiski, Giovana Guarneri, João Ricardo Fogaça, João Vitor Bobato, Larissa Viero, Matheus de Lara, Rafaela Conrado.
Link para demais fotos realizadas pelo grupo:
https://drive.google.com/drive/folders/1BKn5QMu0ebP0cJosmW1jG3nPRBKRU4zu