Esse portfólio busca retratar e valorizar a cultura do Skateboard na cidade de Ponta Grossa. As fotos, tiradas no Parque Ambiental, mostram a participação de jovens e adultos que praticam skate no local. O portfólio foi criado a partir de meu interesse pessoal no esporte.

A cultura do skate em Ponta Grossa é antiga, porém sempre foi muito desvalorizada. O começo da prática se deu por volta de 1970 com uma pista pequena e improvisada no Parque Monteiro Lobato, no bairro Jardim Carvalho, que hoje está abandonado. Ponta Grossa também foi a primeira cidade do Brasil a ter uma pista fechada, se chamava Skate Park Indoor, o local deixou de existir no início dos anos 2000 e ficava na entrada do Monteiro Lobato. Atualmente a pista mais utilizada é a do Parque Ambiental, pois também é uma das mais antigas. No início, a pista era de patinação, mas há cerca de 20 anos, após as demolições das pistas, os skatistas da cidade a modificaram para poder praticar o esporte.

Meu nome é Matheus de Lara, sou natural de Ponta Grossa. Escolhi jornalismo, pois sempre gostei muito de esportes e comunicação. Mas, após um curto período de curso, descobri um apreço pela fotografia. A minha escolha do projeto de extensão Foca Foto aconteceu pela proximidade com o esporte e também pela paciência no ensino da criação de matérias, pautas e fotos.

Fotos: Matheus de Lara

MATHEUS-DE-LARA-10