Este portfólio apresenta como tema a beleza das artes visuais dispostas em murais por toda a cidade. Trata-se do grafite, grafiti ou ainda grafito: desenhos pintados ou inscrições caligráficas que muitas vezes representam momentos históricos, faces culturais, sátiras, movimentos e grupos sociais ou apenas a alma do artista, no caso, o grafiteiro. Enquanto expressão artística urbana, o grafite possui uma linguagem específica a partir da qual procura interferir na paisagem urbana, criando formas novas de perceber a cidade e a sociedade.
No Brasil, quando não se tem a autorização legal dos proprietários, seja em espaços públicos ou privados, o grafite é considerado crime. Porém, essa arte não é tão marginalizada quanto a pichação, outra forma de expressão visual de mural que, no entanto, é proibida e criminalizada no país.
Meu nome é Rafaela Conrado, tenho 20 anos e sou natural de Ponta Grossa. Escolhi o curso de jornalismo da UEPG por ter grande apreço pela fotografia, pelo audiovisual, roteiro, redação, edição, entre outras áreas, e futuramente desejo trabalhar com produção audiovisual. Escolhi o projeto de extensão Foca Foto pela receptividade e paciência dos colegas acadêmicos e docentes, e pela liberdade de propor pautas diversas.
Fotos: Rafaela Conrado