Além de Ponta Grossa, Castro também celebra o dia 26 de julho como a data da Padroeira da cidade. A 99° Festa, que marcou o retorno da celebração após dois anos de pandemia, contou com a tradicional procissão fluvial, em que fiéis foram até a beira do Rio Iapó ver os barcos para acompanharem a chegada da Santa até a Prainha.
Após, a população subiu em caminhada até a Igreja Matriz de Sant’Anna – principal ponto turístico de Castro – com a imagem da padroeira. Lá, rezou-se uma missa em celebração à santa, considerada a avó de Jesus Cristo. O padre Sandro Brandt comentou sobre a alegria da volta das celebrações. “Após dois anos parados, é muito importante este momento para nós vivermos, celebrarmos e até pedirmos para Sant’Anna que possamos olharmos com esperança e retomar as nossas vidas”, disse.
Sant’Anna é a padroeira de Castro desde o século XVIII, quando tropeiros que faziam paradas próximas ao Rio Iapó construíram uma pequena capela (onde hoje é a Matriz) para a santa. Em 1923, ocorreu a primeira festa da Padroeira na comunidade. Já para 2023, que marca a centésima edição, promete-se uma festa grandiosa na cidade em louvor à mãe de Maria.
Fotos: Carlos Solek