Ponta Grossa foi palco, nesses últimos meses, de apresentações circenses de duas companhias diferentes. Os circos Ferrari e Zanchettini exibiram na cidade todo o encanto e paixão do picadeiro.
Para registrar a performance desses artistas e as suas apresentações, nós, Betania Ramos, Diogo Laba, Gustavo Weber, Laura Urbano, Luiz Henrique Cruz e Victória Sellares, estivemos no local onde tais grupos se apresentaram por semanas em Ponta Grossa para conhecer, prestigiar e registrar a arte e a história desses profissionais e das duas empresas.
O ato fotográfico foi usado como forma de retratar o que move esses artistas, a paixão pelo palco, a entrega em cada movimento, a habilidade nas apresentações e a dedicação para deixar o público com o brilho nos olhos e o sorriso no rosto.
Ferrari
O circo Ferrari conta com cerca de 30 funcionários. Ele é resultado da união do casal Andreia e Rodrigo Falcão. Integrantes de circos distintos, desde pequenos, acabaram se encontrando e desse amor resultou uma família nova família de artistas circenses. O casal Falcão teve dois filhos, Andreina e Rick, trapezistas e malabaristas da companhia. Além do laço sanguíneo, a família estende-se aos amigos e colegas de trabalho que os acompanham na estrada por todos os cantos do país e nas apresentações diárias.
Fotos: Betania Ramos, Diogo Laba, Laura Urbano, Luiz Henrique Cruz e Victória Sellares.
Zanchettini
Fundado em 1964, o circo Zanchettini surgiu no Paraná, por obra da matriarca da família, Wanda Cabral Zanchettini, artista que marcou a história da arte circense no Estado durante sua vida e após a sua morte. É homenageada, com seu nome, em praças e ruas em várias partes do Paraná. A origem do circo Zanchettini está ligada à vida cigana, comunidade que deu origem a esse tipo de manifestação artística no país. Após quase 60 anos de apresentações, o grupo mantém a tradição em seus espetáculos. A vinda do grupo para Ponta Grossa, neste ano, resultou na integração de um novo componente à equipe. Fernando, um pontagrossense apaixonado pela arte circense, agora compõe a família Zanchettini, atuando como técnico e fotógrafo.
Betania Ramos, Diogo Laba, Gustavo Weber, Laura Urbano e Victória Sellares.