Após três anos, aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) o retorno da tradicional celebração de Corpus Christi em Ponta Grossa.
No início da manhã, vários fiéis iniciaram a decoração de “tapetes” nas ruas da cidade, com desenhos de serragem e areia, além de tecidos e adereços. À tarde, a procissão teve participação de cerca de 50 mil pessoas, que percorreram com cantos e orações um trajeto de quase 3km, entre o Asilo São Vicente de Paula, passando pelas Avenidas Balduíno Taques e Dr. Vicente Machado, e finalizando na Rua Benjamin Constant, próximo ao Parque Ambiental, com uma benção.
Com o tema “Eucaristia: Caminhar juntos para a Educação e a Paz”, a solenidade católica foi presidida pelo Bispo Dom Sérgio Arthur, e contou com a colaboração de 25 paróquias e capelas da Diocese de Sant’anna. O bispo, que atualmente está em tratamento contra um câncer, celebrou o retorno da procissão: “Como é bom estarmos todos reunidos novamente em missão eucarística após a pandemia”, disse Dom Sérgio. Além disso, houve arrecadação de alimentos para famílias carentes em diversos pontos do percurso.
Significado: Instituída pela Igreja Católica no Século XIII, o dia de Corpus Christi é marcado pela solenidade litúrgica da Eucaristia (hóstia), que se remete simbolicamente ao corpo de Jesus Cristo. A data é celebrada 60 dias após a Páscoa.
Fotos: Carlos Solek e Larissa Onório