Ponta Grossa promoveu neste domingo mais uma etapa do Festival de Inverno, na Praça do Bairro Ronda. O evento contou com várias atividades: feira gastronômica, artesanato e classificatória da competição de música sertaneja, nas categorias de Música Raiz e Música Autoral. Participaram das apresentações 11 artistas, nas categorias solo, dupla e trio.
Leticia da Viola, de 27 anos, que se apresentou com a música “Cheiro de Relva”, de Dino Franco e Mouraí, foi a única artista representando as mulheres no Festival. Ela evidenciou o amor que sente pela música raiz. “Sempre amei música raiz e busco preservar isso em todos os lugares que canto, fui criada no campo, então isso me influenciou muito. Quando eu fui pra faculdade, formei uma dupla e sempre levava a viola e representava a mulher, porque a gente sempre viu os homens tocando e é muito difícil ter mulher” destaca.
Para Leticia, o sertanejo raiz faz parte de sua identidade e a cantora Inezia Barroso é uma grande influência que abriu o caminho para as mulheres na viola. “Uma grande inspiração, sempre tentei fazer isso, não deixar a cultura morrer, porque hoje em dia o sertanejo atual possui mais mercado e o raiz é mais difícil de ver, e com a mulher menos ainda. Por isso, sempre dou prioridade para o raiz, é meu cartão postal e minha representação”, afirma.
Nos dias 18 e 19 de junho será realizada a final do Festival, no Cine Teatro Ópera, ás 19 horas. No palco estarão presentes os melhores artistas selecionados pelos jurados, nas etapas anteriores.
Fotos: Annelise dos Santos e Maria Fernanda Justus dos Santos