Com o Cine-Teatro Ópera cheio, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa apresentou o primeiro concerto desta temporada com músicas de compositores tchecos. A orquestra embalou a noite desta quarta-feira, 23, por uma hora e meia, tendo início as 20h30. O repertório apresentado foi de Smetana e Dvorák, compositor da 8ª Sinfonia, a mais esperada da noite.
Rafael Rauski Maestro- assumiu a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa há dois meses. Este foi o primeiro concerto regido por ele . “ A expectativa para este ano é grande. Esperamos fazer bons repertórios até o final de 2017. Hoje, o concerto teve uma boa estreia, acima das expectativas. O pessoal está se dedicando bastante”. E complementa: “Pretendemos levar a orquestra para as comunidades afastadas do centro, às pessoas que não tem fácil acesso a essa região”.
Nesta apresentação tocaram 48 músicos efetivos da orquestra e dois convidados . Rafael conta que há uma divisão equilibrada entre os instrumentistas, sendo: 16 violinos, 5 violas, 5 violoncelos, 3 contra-baixos, 2 clarinetes, 2 oboé, 2 fagote, 2 flautas, 4 trompas, 2 trompetes,3 trombones, 1 tuba e 3 percussões. A orquestra ensaia 4 vezes ao mês regularmente aos sábados, das 9h até as 13h, no centro de música.
Fotos: Ana Lopes, Antoniella Signor e Maria Fernanda Lavaria.