O INTERARC (Interação entre arte e ciência em atividades de extensão) realizou nesta sexta (11) a oficina “Fotografia, Arte e Memória”, via Google Meet. Com o apoio do projeto de extensão Foca Foto, a atividade visa orientar seus participantes sobre como utilizar melhor a câmera fotográfica do celular e suas potencialidades.
Após as orientações de Carlos Alberto de Souza, Rhamonn Cottar e Éder Carlos, professores organizadores da oficina, os participantes devem produzir 20 fotos de prédios históricos e casarios antigos na cidade onde residem.
O professor Carlos Alberto de Souza passou informações sobre o processo de composição e as técnicas fotográficas. “O objetivo da oficina é estimular quem participa a produzir conteúdos imagéticos que revelem os aspectos da história da cidade onde mora”, conta Souza.
Rhamonn Cottar e Éder Carlos refletiram sobre o poder da fotografia de contar histórias e guardar memórias. Segundo Éder, o fotógrafo é também um artista e historiador. A arte da fotografia está na sensibilidade de guardar e eternizar momentos.