Sete novas oficinas estão programadas pelo Interarc, do Departamento de Artes da UEPG para próxima semana. As atividades têm início na segunda-feira, às 19 horas, com a oficina Percepção Visual, ministrada pelo professor Silvio Luiz Rutz. Na terça, o assunto é O que não é ciência, afinal? sob a coordenação do professor Marcos Gervanio de Azevedo Melo (UFOPA) e na quarta o tema é Como elaborar uma apresentação científica, oficina que será ministrada pelo professor Anderson Laurindo. Também estão previstas atividades abordando a questão da fotografia, do cinema e das artes (pintura). Também está previsto o tema Anamorfose: uma perspectiva divertida, programada para acontecer na sexta-feira.
Na oficina de segunda-feira, o organizador observa que ela foi dividida em quatro etapas. Tem como temática principal os elementos do processo de Percepção Visual que ajudam a detectar e a fazer discriminações detalhadas dos objetos. A partir desta parte mais introdutória, passa-se aos processos básicos de percepção visual, reconhecimento de objetos, percepção de movimento, atenção e desempenho.
O professor doutor Silvio Luiz Rutz, um dos ministrantes da oficina, comenta sobre a importância do curso para os alunos da graduação em Artes Visuais e Ciências da Natureza. “Para os estudantes de Artes Visuais, assim como dos cursos de Ciências da Natureza, a percepção visual permite reconhecer objetos à nossa volta. O reconhecimento normalmente ocorre tão sem esforço que é difícil acreditar que seja uma operação complexa. Esta complexidade resulta do fato de que objetos variam em suas características visuais. Assim, áreas que fazem uso da imagem como fonte de informação precisam ter uma boa fundamentação sobre aspectos relevantes desse processo”, explica o docente do departamento de Física da UEPG.
Confira a programação na íntegra do Projeto Interarc, no endereço que segue: https://interarc-uepg5.webnode.com/oficina-teorico-pratica/.