Para comemorar os 70 anos no mercado fotográfico de Ponta Grossa, a empresa Foto Carlos resolveu utilizar seu espaço, situado à Rua Saldanha Marinho, 25, para expor ao público equipamentos fotográficos antigos e imagens que marcam a sua trajetória empresarial.
Roberto, filho mais novo, conta essa trajetória. Filho dos imigrantes alemães, Sr. Bruno e Sra. Emma Jendreieck, Carlos Jendereieck, fundador do Foto Carlos, nasceu em Ponta Grossa, em 01/06/1920; em 2020, completaria 100 anos de idade, porém faleceu com 92 anos em 08/10/12. Seu primeiro trabalho foi no antigo Foto Weiss, com 16 anos. Após servir o Exército, com 19 anos, viu em um Jornal uma oferta de trabalho como fotógrafo em Salvador, Bahia. Com apoio da família, viajou de trem até Paranaguá e de navio para Salvador, onde morou por um ano. De lá, trabalhou nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde comprou sua primeira câmera fotográfica.
Retorna a Ponta Grossa, trabalha como autônomo e em algumas empresas. Aos 25 anos, casa-se com Domilla Sabedoti. Dois anos depois, monta seu primeiro Foto, em sociedade com Ernesto Kock, por três anos. Com o fim da sociedade e com ajuda de seus sogros, Antônio e Rosalina Sabedotti, abre sua própria empresa, Foto Carlos. O empresário acompanhou o crescimento da cidade e as transformações da fotografia. O Foto foi inaugurado em 1950, onde os equipamentos eram muito grandes e pesados. Muitos casamentos foram registrados nesses 70 anos. Os primeiros registros fotográficos dependiam da autorização do Padre; quando no final da celebração, apenas os noivos e padrinhos se posicionavam no altar para fazer poucas fotos. Ou então, no sábado à tarde, os noivos se dirigiam ao Foto para lá serem fotografados, curiosamente provocando filas. Também era costume fotografar primeira comunhão e crisma nos estúdios do Foto. Com o passar dos anos, as chapas de vidro são substituídas por negativos, os equipamentos ficaram mais leves e portáteis, proporcionando fotografar muito.
A cidade cresce e se desenvolve e o Foto acompanha esse crescimento e, em 1973, o Sr. Carlos inaugura o Laboratório Multicolor Ltda., o primeiro dos Campos Gerais, pois todos os filmes coloridos eram enviados pelo correio para São Paulo, e a revelação desses filmes demorava semanas para ficar pronta. Roberto cursava Odontologia, quando recebe o convite do pai para dar continuidade aos negócios e aceita. A partir dai, começa a cursar Administração de Empresas pela UEPG, e aprimora seus conhecimentos em fotografia, participando de eventos e congressos; faz cursos no SEBRAE, Kodak e Fiji e, junto com o pai, que já pensava em se aposentar, segue trabalhando. Em 1976, Roberto, com 21 nos, assume como sócio gerente e os demais irmãos Edite, Elisabete e Luís Carlos passaram a sócios cotistas.
Com novos serviços, em 1987, a empresa inicia os trabalhos com filmagens, edição de eventos, conforme era a grande procura da época. Em 1990, o sócio Luís Carlos passa a trabalhar na empresa, dividindo a administração com o Roberto; tempos depois, assume a gerência dos laboratórios. A empresa amplia novamente suas instalações; em 1991, passa a contar com dois estúdios fotográficos, com laboratório eletrônico, tipo Minilab, para a revelação de filmes e fotos em cores, em uma hora. E muda de endereço, para melhor servir. Agora em prédio próprio, na Rua Saldanha Marinho, 25, onde está até hoje.
Inaugura sua primeira filial, em 1995, na Avenida Vicente Machado, 49, próximo ao terminal de ônibus, onde permaneceu por dois anos. Em novo endereço, na Rua Coronel Claudio, 263, ela permanece por 18 anos. Com a transformação da fotografia, mais serviços são oferecidos para a comunidade. Reproduções, retoques e restaurações de fotografias pelo processo digital, trabalhos estes realizados após estudo e colaboração de Artemis Caboclo de Oliveira Jendreieck, esposa do Roberto, que trabalhou na filial até sua aposentadoria.
Acompanhando o crescimento e a modernidade da cidade, a atividade fotográfica segue em paralelo. Em 2002, foi adquirida a primeira máquina para revelação de fotos digitais, a Fuji Frontier 350. Foi um marco na cidade, o primeiro na região, o Foto pôde acompanhar as transformações da fotografia. E outros novos e modernos equipamentos chegaram, os Minilabs Fuiji Frontier 570 e o Fuji Frontier 340 para a filial. A fotografia digital proporciona novos serviços, como aplicações em camisetas, canecas de chopp, cerâmicas, chaveiros, dentre outros. “Poucos, mas tem quem ainda revele suas fotos para por em álbuns ou em porta retratos. Há também clientes que querem grandes formatos para as pessoas assinar em seus eventos ou simplesmente para decorar suas paredes”, destaca Roberto.
A economia do país e da cidade sempre teve seus altos e baixos, mas “sempre primamos pela qualidade de nossos serviços. E nosso diferencial foi no treinamento de nossos funcionários. Desde sua fundação foram mais de duzentas pessoas”, afirma Roberto. Muitas delas tiveram seu primeiro emprego no Foto Carlos e se aposentaram depois de muitos anos de serviço. O exemplo de alguns destaques, João Wosniak, que começou com 17 anos e se aposentou como gerente de laboratório. Abgail Conceição da Silva, seu primeiro e único emprego, Denise Scremin, gerente da loja matriz, Artemis C. O. Jendreieck, gerente da filial no calçadão, Lenira da Luz Jurchaks como laboratorista. Outro fato marcante com nossos funcionários foi o casamento de dois casais que tralharam e se conheceram no Foto. Ainda destacou-se pelo tempo de trabalho e aperfeiçoamento em laboratório e fotografia, Taís Maria da Cruz, que trabalhou por 16 anos.
Roberto homenageia alguns funcionários que trabalham na atualidade e se destacam pelos anos de serviço e dedicação à empresa, a Sra. Marizete Seixas Kordiak, 27 anos é nossa gerente comercial, José Loacir Gomes da Silva, 19 anos é fotógrafo e produtor de vídeos, Simone Aparecida dos Santos, 12 anos como caixa e vendedora, e Kienzle Washington da Silva, 8 anos como fotógrafo e operador de imagens. “A exposição, conta um pouco desta história de sucesso e os equipamentos a transformação da fotografia”, afirma Roberto Jendreieck.
Nesses 70 anos, o Foto contribuiu com profissionais da Fotografia ao estabelecer preços diferenciados para eles. Também promoveu muitas parcerias e uma delas foi com o Projeto de Extensão “Fotorreportagem UEPG - Foca Foto”. A parceria e a colaboração do Foto Carlos ao grupo Foca Foto, desde 2010, foi fundamental para a realização de projetos de exposições na cidade, atendendo à comunidade e entidades sociais de Ponta Grossa. Por meio dessa parceria, a empresa viabiliza aos alunos e professores, a custos reduzidos, o acesso à impressão de qualidade de fotografias das ações do Foca Foto, no Município e outras regiões do Paraná. “Por isso, desejamos sucesso e parabenizamos o proprietário e equipe do Foto Carlos pelos 70 anos de experiência”, observa Carlos Alberto de Souza, professor e coordenador do grupo Foca Foto.
Fotos: arquivo pessoal de Roberto Jendreieck.