Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Na tarde do dia 30 de novembro aconteceu a primeira edição do “Piquenique pela inclusão”, que visa reunir famílias que possuem filhos com algum tipo de deficiência. O projeto “Ação pela Inclusão” foi criado por Edilma Lechmann Maravieski em 2017, com o intuito de dar visibilidade aos assuntos que envolvem a inclusão. Neste ano o projeto decidiu realizar piqueniques no Parque Monteiro Lobato para conseguir reunir as crianças e seus familiares, além de contar com a presença de quem quisesse participar.

Segundo a coordenadora Edilma, a iniciativa foi criada para que as mães pudessem conversar e mostrar as necessidades de uma sociedade mais inclusa para as crianças especiais. “Eu tenho uma filha especial, e sentia que ela tinha algumas dificuldades dentro do ambiente escolar e na sociedade como um todo. E resolvi criar o movimento ‘Ação pela Inclusão’”. Edilma possui uma clínica de fisioterapia para crianças com necessidades especiais. Os pais que frequentam a clínica incentivam e participam ativamente da iniciativa.

Melissa Valentin é tia de Joaquim, que tem paralisia cerebral. Ela comenta a importância de movimentos que estimulam a inclusão. “É uma iniciativa não só para as famílias, mas para a sociedade num todo. As pessoas acabam conhecendo mais as crianças. Muitas às vezes tudo fica no teórico, mas para haver inclusão mesmo as pessoas devem ter contato, se ‘misturar’”, completa.

A ação pela inclusão realizou em 2017 uma passeata que atravessou a Avenida Vicente Machado chegando ao Parque Ambiental. Ao fim houve a soltura de balões para simbolizar o respeito às pessoas com deficiência. Outra ação foi realizada dando foco às vagas de estacionamento para deficientes. “Colocamos cadeiras de rodas e avisos nas vagas comuns, como, por exemplo, ‘É só um minutinho’, ‘Você sentiu o mesmo que eu’, coisas nesse sentido para chamar a atenção da população“, completa Edilma.

O piquenique conta com a troca de experiências entre os familiares, contação de histórias, pintura de rosto, pipoca e algodão doce distribuídos gratuitamente. Os pais das crianças contribuíram, doando água e alimentos para o evento.

Fotos: Larissa Hofbauer

DSC0013
DSC0006
DSC0049
DSC0044
DSC0037
DSC0026-2
DSC0057
DSC0054
DSC0067
DSC0062-2

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar