Na tarde do dia 30 de novembro aconteceu a primeira edição do “Piquenique pela inclusão”, que visa reunir famílias que possuem filhos com algum tipo de deficiência. O projeto “Ação pela Inclusão” foi criado por Edilma Lechmann Maravieski em 2017, com o intuito de dar visibilidade aos assuntos que envolvem a inclusão. Neste ano o projeto decidiu realizar piqueniques no Parque Monteiro Lobato para conseguir reunir as crianças e seus familiares, além de contar com a presença de quem quisesse participar.
Segundo a coordenadora Edilma, a iniciativa foi criada para que as mães pudessem conversar e mostrar as necessidades de uma sociedade mais inclusa para as crianças especiais. “Eu tenho uma filha especial, e sentia que ela tinha algumas dificuldades dentro do ambiente escolar e na sociedade como um todo. E resolvi criar o movimento ‘Ação pela Inclusão’”. Edilma possui uma clínica de fisioterapia para crianças com necessidades especiais. Os pais que frequentam a clínica incentivam e participam ativamente da iniciativa.
Melissa Valentin é tia de Joaquim, que tem paralisia cerebral. Ela comenta a importância de movimentos que estimulam a inclusão. “É uma iniciativa não só para as famílias, mas para a sociedade num todo. As pessoas acabam conhecendo mais as crianças. Muitas às vezes tudo fica no teórico, mas para haver inclusão mesmo as pessoas devem ter contato, se ‘misturar’”, completa.
A ação pela inclusão realizou em 2017 uma passeata que atravessou a Avenida Vicente Machado chegando ao Parque Ambiental. Ao fim houve a soltura de balões para simbolizar o respeito às pessoas com deficiência. Outra ação foi realizada dando foco às vagas de estacionamento para deficientes. “Colocamos cadeiras de rodas e avisos nas vagas comuns, como, por exemplo, ‘É só um minutinho’, ‘Você sentiu o mesmo que eu’, coisas nesse sentido para chamar a atenção da população“, completa Edilma.
O piquenique conta com a troca de experiências entre os familiares, contação de histórias, pintura de rosto, pipoca e algodão doce distribuídos gratuitamente. Os pais das crianças contribuíram, doando água e alimentos para o evento.
Fotos: Larissa Hofbauer