O público presente no Teatro Ópera no último sábado (26) teve a oportunidade de assistir à peça “A Receita”. Encenada pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi de São José dos Campos, a apresentação é baseada no texto escrito por Jorge Andrade em 1968. Apesar do texto ter sido escrito há mais de 5 décadas, o enfoque para problemas que ainda afligem nossa sociedade é evidente.
O texto retrata uma família rural que luta para sobreviver em meio a pobreza, tem como arrimo familiar, o filho mais velho que é acometido de uma “gangrena” no pé, colocando assim em risco a sobrevivência de todos os demais. O pai, alcoólatra, fraco pela vida dura e consumo excessivo de pinga, a filha que saiu de casa para trabalhar em um bordel em troca de “cinco refeições diárias” e um ganho financeiro, a mãe que cuida de 8 filhos e não aceita ajuda da filha por ser “dinheiro de bordel”, o filho mais velho que trabalha nas lavouras das grandes propriedades para o sustento da família e um médico que ainda não sabe a realidade do país.
A trama levanta discussões como a falta de atendimento médico de qualidade para a população mais carente, o trabalho excessivo para sustentar uma família e os lações familiares de pessoas em situação de pobreza. Cada personagem é interpretado por dois atores, para mostrar ao público que os problemas narrados não são exclusivos daquela família, mas estão multiplicados pelo país.
A iluminação, juntamente com a trilha sonora ao vivo, acompanha os personagens. O figurino mistura roupas em tons roxo como sangue coagulado e a bandeira do Brasil, representando a gangrena que consome a população.
A peça, que ainda segue em construção e experimento, é fruto de um trabalho realizado pela escola de teatro do NAC, ministrada pelo também diretor da peça, Roberval Rodolfo. Os atores conseguiram envolver a plateia durante toda a apresentação.
Fotos: Samarone Cardoso