A peça “Estado de Sítio”, da Companhia Teatral Controvérsias, foi apresentada ao público presente no Cine Teatro Ópera, na noite de sexta-feira (25), dando continuidade a programação do 47º FENATA. A peça, escrita por Albert Camus em 1948, teve a direção de Adbailson Cuba.
O espetáculo conta a história de uma pequena cidade, que após a passagem de um cometa, passa a ser governada pela Peste, que instaura um Estado de Sítio e passa a governar num regime ditatorial, juntamente com a sua Secretária, deixando a cidade refém do medo e das incertezas.
Os moradores da região passam a viver no regime burocrático da Peste sob o sofrimento e desespero. A única forma de se livrarem da Peste é vencer o medo e acreditar que aquilo é apenas uma força histórica e passageira, e que o povo é quem tem o poder.
A peça tem como característica tratar de assuntos políticos, mas, além disso, menciona situações como o medo e a forma de vencê-lo e a importância do amor no âmbito social.
O diretor do espetáculo, Adbailson Cuba, contou que a Companhia estreou a peça em março de 2018, e assim, surgiram possibilidades de apresenta-la em diversos municípios. “Fizemos a peça e também colocamos nela nossas inquietações. Buscamos não nos esconder atrás dos encantos para o público. Fizemos de uma forma diferente”, conta Cuba.
Elizabete Moreira, 43, acompanhou a peça e surpreendeu com a boa atuação dos atores. “Todos foram muito bem, a peça foi emocionante, teve tudo o que um espetáculo de teatro deve ter. Estão de parabéns”, contou.
A programação do FENATA segue até o domingo, com atrações por diversos lugares da cidade.
Fotos: Samarone Cardoso