Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Fotógrafos de Ponta Grossa. Jean Carlo Hirano (esquerda), Mario Hirano (centro) e Marcus Vinicius Albuquerque (direita). Foto: Taís Maria Ferreira

A origem da fotografia acontece no ano de 1839, quando na Academia de Ciências da França no dia sete de janeiro, foi anunciada a descoberta da Daguerreotipia. Um processo fotográfico desenvolvido por Joseph Nicéphore (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851). Após sete meses da descoberta, no dia 19 de agosto, em um encontro realizado no Instituto da França, em Paris, com a presença de membros da Academia de Ciências e Belas Artes, o cientista François Arago, secretário da Academia de Ciências explica o processo e comunica que o governo francês havia adquirido o invento e colocando-o em domínio público, possibilitando ao mundo inteiro o acesso à nova invenção. (http://brasilianafotografica.bn.br/?p=1987).

 

A fotografia passou por muitas transformações desde então. Na atualidade ela é mais utilizada por meio digital, nos celulares, tabletes, câmeras compactas e mesmo por equipamentos profissionais. O profissional da fotografia também precisou acompanhar essa transformação. Oriundo do analógico (filmes) para o processo digital. Com sua câmera na mão, seu olhar atento, o fotógrafo registra um precioso momento, o transforma em imortal, uma história, uma pessoa, um fato. Sua imagem é única. Neste dia internacional da fotografia deixo aqui uma homenagem aos fotógrafos Mario Hirano, seu filho Jean Carlo Hirano e Marcus Vinicius Albuquerque, fotógrafos profissionais da cidade de Ponta Grossa.

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar