Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

A cerimônia de entrega da locomotiva Maria Fumaça 250 totalmente restaurada aconteceu na manhã dessa sexta-feira (13). O evento ocorreu junto à Casa da Memória, no Parque Ambiental. A 250 foi restaurada num trabalho conjunto do Exército Brasileiro, Prefeitura e empresários locais. A entrega deste monumento em memória dos ferroviários ponta-grossenses faz parte das festividades do 196º aniversário de Ponta Grossa.

 

A Maria Fumaça 250 foi quase totalmente construída nas oficinas da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) em 1940. Em 1993 o Governo Federal cedeu a locomotiva ao município. Instalada no Parque Ambiental ao lado da Casa da Memória, foi restaurada pela última vez em 2001. Desde então vinha sofrendo a ação do tempo e de vândalos e ficou em péssimo estado. Em 2013 foi tombada como Patrimônio Cultural da cidade, mas só agora pôde ser reformada.

O trabalho de restauração que contou com uma equipe de 30 pessoas foi coordenado pelos sargentos Diego Fagundes de Oliveira e Josnei Carlos Ferreira Vaz. Todos os detalhes estéticos foram restaurados, deixando a locomotiva com seu aspecto original. Empresários ponta-grossenses apoiaram o serviço com a doação dos materiais necessários. Ao mesmo tempo, a Prefeitura realizou trabalho de ajardinamento e construção de um gradil protetor, dando um novo visual e mais segurança ao monumento ferroviário.

A reforma da Maria Fumaça 250 foi celebrada por várias entidades ligadas à memória ferroviária. A ferrovia foi um marco no desenvolvimento da cidade que se desenvolveu ao redor das estações e ao longo dos trilhos que cortavam sua área urbana.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB), além do vereador Daniel Milla, presidente da Câmara Municipal, e o general Márcio de Souza Nunes Ribeiro, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Fotos: Eder Carlos

IMG3250a
IMG3248a
IMG3239a
IMG3245a

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar