Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Ponta Grossa realiza hoje a tradicional procissão de Corpus Christi. A celebração lembra a Eucaristia, um dos símbolos da fé católica. Desde as primeiras horas da manhã, milhares de fiéis enfeitam os dois quilômetros a serem percorridos. Com serragem, pó de café, papéis e outros produtos, os fiéis preparam o caminho a ser percorrido. São esperados mais de vinte mil fiéis. A procissão parte da capela do Asilo São Vicente de Paulo, às 14 horas e 30 minutos.

 

Fotos: Eder Carlos

Foto-01

Iniciando no Asilo São Vicente de Paul0, localizado na Rua Júlio de Castilhos, fiéis católicos confeccionaram tapetes para a Procissão de Corpus Christi. O evento é tradição em Ponta Grossa e percorre cerca de 2 km pelas principais ruas da cidade.

Foto-02

O colorido dos desenhos é obtido com serragem colorida. Outros materiais, como cal, pó de café e papéis picados também são utilizados. O resultado é uma arte efêmera, que desaparece após a procissão.

Foto-03

Moldes confeccionados com madeiras ou papelão ajudam na produção de imagens extremamente elaboradas. Um pedaço de seis metros quadrados pode demorar mais de 10 horas para ficar pronto.

Foto-04

Famílias inteiras participam do trabalho de embelezamento das ruas.

Foto-05

Onde o trabalho já está pronto, são dados os últimos retoques e é feita a limpeza das laterais, destacando a obra de arte da fé.

Foto-06

Estrategicamente distribuídos ao longo das ruas Júlio de Castilhos, Balduíno Taques, Vicente Machado e Benjamim Constante, pontos de apoio permitem que os fiéis saciem a sede e a fome.

Foto-07

Em alguns locais, quem confecciona o tapete se confunde com o desenho a ser elaborado.

Foto-08

O trabalho dos fiéis parece ser uma diversão, com risos e canções embalando o trabalho. Em todo o percurso, trabalharam cerca de cinco mil pessoas.

Foto-09

A idade não foi problema. Trabalharam, ou se divertiram, desde crianças...

Foto-10

... até pessoas de idade avançada. Cada qual ajudou como pode.

Foto-11

Alguns trechos ganharam tapetes mais simples, mas ainda assim, cheios de beleza e significado.

Foto-12

O final da procissão é na Rua Benjamim Constant, esquina com Marechal Deodoro da Fonseca. No local foi erguido um altar para a celebração da Missa de Corpus Christi.

Foto-01 Foto-02 Foto-03 Foto-04 Foto-05 Foto-06 Foto-07 Foto-08 Foto-09 Foto-10 Foto-11 Foto-12

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar