Até o final do ano, o programa pretende formar mais de 4 mil alunos
A primeira formatura de 2019 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi realizada nesta sexta-feira (24), às 9h, no Centro de Avivamento. Neste dia, 990 estudantes de 23 escolas municipais de Ponta Grossa receberam seu certificado de conclusão do programa.
“Essas crianças que se formaram hoje fazem parte dos quase cinco mil que estarão sendo formadas até o final do ano. Este é o primeiro dos três ciclos”, explica o Capitão e Comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escola Comunitária, Saulo Vinicius Hladyszwaki. Para o policial o dia pode ser descrito de uma forma: “É uma festa da Cidadania”.
O Proerd é realizado no município desde 2001 e atende 100% das escolas públicas. Além de tratar sobre os malefícios das drogas e da violência, o programa ensina os estudantes a fazerem boas escolhas. “Por meio do poder de tomadas de decisão do Proerd a criança desenvolve uma ferramenta para saber lidar com vários problemas na vida dela”, defende o Capitão.
O motorista Alisson de Souza Paes é formado pelo Proerd e nesta sexta-feira acompanhou a formatura do filho, Gustavo Camargo, juntamente com a esposa Paula Camargo. O filho acordou os pais às 6h da manhã, ansioso para o evento. “Ele falava ‘vamos pai, vamos pai. Tá na hora’”, conta Alisson. Os pais acreditam que o programa serve como um reforço para o ensinamento que eles dão em casa. “É um auxílio contra as drogas”, diz Paes.
Fotos: Naiane Jagnow