A 33° Semana da Cultura Bruno & Maria Enei foi inaugurada com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. O evento, que aconteceu no Cine Teatro Ópera, foi promovido pela Fundação Municipal de Cultura e pela Prefeitura Municipal. Ao decorrer dos dias 22 até o dia 25 de maio outras intervenções culturais gratuitas para o público devem ocorrer no Cine Teatro Ópera e no Parque Ambiental.

O concerto, regido por Rafael Rauski, contou com uma orquestra composta por 55 músicos. O objetivo do evento foi homenagear dez importantes compositores ponta-grossenses por meio de um repertório somente de músicas princesinas. O compositor da obra final da apresentação “O Navio Negreiro- Poema Sinfônico”, Sérgio Neville Holzmann, estava presente e foi o grande homenageado da noite.

O programa do concerto foi selecionado pelo Conservatório Maestro Paulino em parceria da Fundação Municipal de Cultura. A escolha das obras foi resultado do trabalho de documentação de partituras do Conservatório. A assessora de imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Luana Caroline Nascimento, declara que a apresentação surgiu da reunião das músicas restauradas. “A apresentação de hoje é um recorte dessas obras, porque há muitas partituras no acervo”, relata. “Com o concerto nós conseguimos mostrar a importância do trabalho de documentação”, acrescenta Nascimento.

Além disso, a assessora reitera a importância da restauração das obras afirmando que a Fundação de Cultura recebe doações de documentos para a recuperação e digitalização. “Nós recebemos o material de doação e o separamos e digitalizamos para disponibilizar para o público consultar na internet”, afirma Nascimento. O processo de digitalização objetiva disseminar as obras dos músicos e expor a cultura ponta-grossense, afim de valorizá-la.

A noite também foi palco para a cerimônia de entrega do Prêmios Culturais 2019, um prêmio de reconhecimento para as personalidades de destaque em âmbitos culturais durante o ano de 2018. Os premiados foram escolhidos por meio do voto popular durante a 20º Conferência Municipal de Cultura.

Fotos: Larissa Onorio

IMG5019