O Festival Universitário da Canção(FUC) criado em 1980 pelo Diretório Central de Estudantes(DCE) promoveu sua 30º edição nos dias 13, 14 e 15 de julho. A primeira noite do festival contou com a presença da cantora pontagrossense Isabela Huk, que participou do The Voice Brasil 2016 e a apresentação dos concorrentes da etapa regional. A segunda foi embalada pelo show da Cambada Mineira e a apresentação da etapa nacional. A terceira e última noite de música foi prestigiada pela presença de Moraes Moreira, que foi integrante do grupo Novos Baianos com Baby Consuelo e Pepeu Gomes e a apresentação dos finalistas e tão esperada Premiação.
O destaque da noite foi a grande homenagem ao acadêmico de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Sandro Murilo Pedrozo, que faleceu aos 52 anos na última quinta-feira após ficar 25 dias em coma por ter sido vítima de agressão. O crime que levou Sandro tem a suspeita de homofobia. A música usada para homenageá-lo foi “O amor está em todo lugar” cantada pelo músico Alexandre Mello.
O primeiro lugar da competição foi para a música ‘Tá”, que levou os prêmios de melhor letra(Gregory Haertel) e melhor intérprete(Bruna Moraes) e também melhor música do festival. A dupla Thiago K. e Bruna Moraes levaram o total de três troféus e R$ 10 mil. O segundo lugar ficou Max Gonzaga com a música “No Way” e o terceiro para Marcus Marinho e Achiles Neto com a canção “Lotus em mim”. A canção “Intermitência” levou o troféu de melhor canção.
Confira as fotografias registradas pelos fotógrafos do Grupo Foca Foto durante o Festival:
Fotógrafos: Ana Lopes, Danilo Schleder, Ingrid Petroski, Letícia Dovhy e Fernanda Wolf