A 1ª Parada Cultural LGBT+ dos Campos Gerais aconteceu no domingo, 25 de novembro. Com o tema “Ninguém Solta A Mão De Ninguém”, o evento foi realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEPG e contou com apoio de diversas entidades e patrocinadores.
A Parada começou às 13h na praça Barão do Rio Branco com apresentações na concha acústica de artistas do teatro, músicos, DJ’s e performances de Drag Queens. A passeata seguiu pela Avenida Vicente Machado a partir das 15h e foi até o segundo encontro do dia, no estacionamento do Restaurante Popular.
Para o membro do DCE UEPG, Erick Teixeira, é um orgulho muito grande fazer parte da organização do movimento. O estudante comenta que Ponta Grossa é a quarta maior cidade do Paraná e outras cidades já têm um histórico na parada há algum tempo. “Por se tratar de uma cidade super conservadora acredito que na atual conjuntura política é muito significativo o que fizemos ontem, superou nossas expectativas e foi um sucesso”, afirma Teixeira.
O intuito da Parada é demonstrar o amor e orgulho LGBT+ dando apoio a quem faz parte deste meio. Cerca de centenas de pessoas estiveram presentes na primeira edição da evento. Renan Santos, estudante da UEPG, conta que participar do evento foi uma experiência única. “Irei levar este momento pra sempre na minha memória, principalmente por poder segurar a mão do meu namorado em público sem ser julgado pela minha orientação sexual”, relata Santos.
De acordo com a organização da Parada, não houve ocorrências e os comentários foram positivos. A segunda edição do evento já está sendo organizada.
Fotos: Cássio Murilo