O Coro em Cores apresentou o espetáculo “O Canto do Mar” na Igreja Luterana Bom Pastor na noite de quinta-feira (16). A sessão finalizou as três noites de apresentação, realizadas em diferentes igrejas da cidade: na terça-feira (14), a performance aconteceu na Paróquia São José, seguida da Paróquia Bom Jesus, na quarta-feira (15).
O repertório de “O Canto do Mar” reuniu composições de música brasileira, cantigas populares e recitação de poemas de autoria de Fernando Pessoa e Cecília Meireles. De acordo com a maestrina do Coro em Cores, Carla Roggenkamp, a seleção relacionou as culturas brasileira e portuguesa. “As duas culturas são ligadas ao mar. A portuguesa através dos navegantes, e a brasileira pelos pescadores. Por isso também, trouxemos dois dos maiores poetas da língua portuguesa”, explica.
Para Lara Pedroso, professora do curso de Engenharia de Materiais na UEPG e integrante do Coro em Cores, participar do espetáculo foi emocionante. “A escolha dos temas e das músicas sempre é uma surpresa. E é algo muito emocionante, porque nós somos um grupo muito unido e dedicado”, relata. O Coro em Cores é um projeto de extensão da UEPG, mas atua em parceria com o Conservatório Maestro Paulino e, segundo a maestrina Carla Roggenkamp, a maioria dos alunos é de voluntários da comunidade externa.
“O Canto do Mar” também teve participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Música (UEPG) e do grupo de percussão Trupé. A percussionista Fátima Ribeiro afirma que colaborar com o Coro em Cores foi um aprendizado. “Nós tocamos o ritmo do fandango. Essa foi uma técnica que aprendemos em uma oficina na Universidade e agora trouxemos para o grupo”, conta.
Os integrantes ensaiaram “O Canto do Mar” desde março e o espetáculo é resultado do trabalho do primeiro semestre do Coro em Cores.
Fotos: Ana Cláudia Pereira