A partir desta segunda-feira (23), o Museu Campos Gerais exibe a exposição “Entre Nós e Sentidos”, realizada por Júlia Souza e Grasiele Santos, estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A exposição apresenta pinturas, esculturas e instalações que buscam causar sensações multissensoriais no público.
“Eu sentia muita a falta de trazer o público para transformar o espaço com a gente, poder tocar e cheirar as obras, é muito gostoso ver a reação das pessoas e das crianças”, enfatiza Grasiele Santos.
Segundo as artistas, atualmente existe um crescimento significativo da arte em Ponta Grossa promovida pelos editais municipais. A dificuldade está em chamar as pessoas que nunca vieram para o museu. “Tem este misticismo que a arte tem um significado e só quem estudou muito consegue entender, mas não, tudo que você sente é certo, a arte é para todos”, relata Júlia Souza.
A exposição também mostra o olhar feminino na arte. “A mulher por muito tempo passou escondida na arte. É de extrema relevância discutir como a mulher é vista na sociedade e como eu me sinto como uma mulher”, aponta Souza.
Segundo o Professor e Coordenador do curso de Artes Visuais da UEPG, Nelson Silva Junior, Ponta Grossa está no caminho certo para aproximar a arte do grande público. “Ultimamente a gente está tendo uma nova exposição a cada 15 dias, vários espaços estão sendo utilizados, mas ainda faltam galerias que saiam do espaço acadêmico”, aponta o professor.
A exposição é exibida no Museu Campos Gerais até dia 23 de Agosto.