Na noite deste sábado (14), o espetáculo Bahia de todos os santos, do sagrado ao profano, demonstrou a história baiana com suas músicas e danças características no Cine teatro Ópera. O evento é realizado pelo Studio de Dança de Salão Alan Oliveira, com participação do Grupo Artheiros, Grupo de Dança Eliseu Guimarães, Grupo Muzenza de Capoeira e das bailarina Elis Maia e Ana Paula Andrade. Alan Oliveira, coordenador da apresentação, explica que a ideia do espetáculo era falar sobre a cultura de todo o Brasil, porém, para não ficar muito grande, decidiu focar apenas na riqueza cultural da Bahia após uma viagem para Salvador.
Mais de 70 dançarinos participaram da performance que teve duas partes, na primeira mostrando a história do estado com a miscigenação de índios, europeus e negros escravos e o sincretismo religioso com os santos católicos e os orixás africanos; na segunda homenageando nomes da música baiana, de Caetano Veloso e Gilberto Gil a Ivete Sangalo e Chiclete com Banana. “ Eu não sou muito acostumada com teatro mas gostei muito de ver, me senti participando de certa forma por ter muitos familiares envolvidos na apresentação”, diz a funcionária pública Nilce das Graças Santos.
O respeito para com a religião foi outro tema abordado, “Um dos objetivos do espetáculo é tentar retirar um pouco do preconceito das pessoas sobre o candomblé, eu não faço parte da religião porém como professor eu tenho que mostrar e apoiar essa cultura” completa Oliveira.
Fotos: Douglas Mercer