Os estudantes do primeiro ano do curso de jornalismo visitaram a cidade de Carambeí, Castro e a Fazenda Capão Alto para registrar aspectos históricos, arquitetônicos e a cultura dessas duas cidades paranaenses. A cobertura foi uma atividade conjunta das disciplinas de Produções em Fotografia e Fotojornalismo. A proposta foi fotografar museus, casario histórico e outros pontos de relevo da cultura desses municípios. O trabalho foi coordenado pelos professores Ben Hur Demeneck e Carlos Alberto de Souza.

A integrante do Grupo Foca Foto Taís Maria Ferreira diz que esse tipo de atividade é muito importante aos alunos. “O pessoal perde a timidez com a saída a campo e tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos técnicos na prática da fotografia”. Para a estudante de jornalismo Maria Fernanda de Lima, a viagem às cidades de Castro e Carambeí teve por finalidade resgatar elementos da colonização holandesa dessa região, oportunizando o aprimoramento do ato fotográfico e o contato com pessoas da comunidade.
Para Douglas Santos, estudante de Jornalismo, a experiência é muito interessante e enriquecedora. “Eu achei interessante a viagem em grupo, você aprende novas técnicas fotográficas por meio de interações com o grupo e professores do curso. O resultado desse trabalho está sendo divulgado nos grupos de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Taís , que já participou de várias viagens pelo Grupo de Extensão Foca Foto, relata que o momento serve para estabelecer conexões entre a técnica e teoria da fotografia e permite ao aluno, muitos deles vindos de fora, o contato com a cultura, a história e o cotidiano de municípios paranaenses.

Fotos: Vitor Almeida, João Pacheco, Nataly Gayde, Larissa Hofpauer Carneiro e Marcus Benedetti.

castrofocafoto2018-13
castrofocafoto2018-12