A 3ª edição do bazar Varal das Minas aconteceu neste domingo (6), ao lado do estacionamento do Restaurante Popular, na região central de Ponta Grossa. A exposição reuniu pessoas com o propósito de vender peças de roupas usadas, bijuterias, livros seminovos, artesanatos, entre outros, no valor máximo de R$30,00. O projeto estimula a diminuição do consumismo, impulsiona o desapego de artigos em geral, além de ajudar os expositores financeiramente.
O evento criado pela estudante de arquitetura Larissa Ferreira e por Ester Camargo foi baseado em discussões de grupos de mulheres que planejavam fazer um bazar de garagem. Entretanto, devido à falta de disponibilidade de local, surgiu a ideia de fazê-lo em um lugar público aos domingos. “Coisas boas e baratas”, diz Larissa sobre o Varal das Minas, o qual teve sua primeira edição em março deste ano.
Para a expositora, Larissa Clausen, o evento auxilia para um fluxo menos consumista entre as pessoas, possibilitando a troca e divisão. A estudante também alega a ausência de movimentos como este na cidade, enfatizando a sua importância no desenvolvimento da sustentabilidade dentro da moda.
A venda ao ar livre tem apoio do projeto feminista "Nós, por Nós" e é divulgado através do Facebook. As organizadoras afirmaram uma possível nova edição, mas sem data definida até o momento.
Fotos: Denise Martins