Nesta quinta-feira (19), a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei promoveu atividades com crianças, resgatando antigas brincadeiras populares através de cantigas de roda e uma exposição de brinquedos. A atividade contou com a presença do escritor Ponta-Grossense Odenir Follador, o exercício ‘Como brincavam os nossos pais’ levou aos presentes uma viagem ao túnel do tempo.
A primeira atividade aconteceu no entorno da chaminé, onde as crianças participaram de cantigas de roda com auxílio de professores e funcionários da biblioteca. Logo após a brincadeira, as atividades seguiram no Espaço Lúdico. Recebidas por Odenir Follador, as crianças desfrutaram de uma exposição de brinquedos antigos e puderam ouvir a respeito de como alguns eram utilizados.
Autor do livro ‘Memórias e outros relatos’, onde ele retrata sua infância e brincadeiras de sua época, Odenir revela qual a importância das brincadeiras em meio a uma atualidade movida pela tecnologia e a ligação existente. “Existe como brincar ainda, conciliar a brincadeira com a tecnologia, não temos como voltar no tempo. Não precisa necessariamente brincar com esses tipos de brinquedos, mas valorizar as atividades físicas, sair de casa, pois são coisas que auxiliam na saúde e até mesmo no aprendizado”, afirma o escritor.
Para a professora Eliane Correia Machado, presente nas atividades, não só o ato de brincar, mas o “contato físico” deve ser levado em conta. “É importante as crianças brincarem, olhar um para o outro, porque infelizmente hoje em dia perdeu-se o costume de conversar. Dessa forma, as crianças estarão mais bem preparadas para encarar toda essa tecnologia”, relata a educadora.
As atividades continuam nesta sexta-feira (20), às 14h, com uma exposição de fotos dos anos 1920 e um relato do escritor Fábio Holzmann sobre a passagem de Santos Dumont em Ponta Grossa. A programação é aberta a interessados e é gratuita.
Fotos: Laísa Braga