Na tarde de domingo (16), ocorreu o 1º Encontro de Dachshund, popularmente conhecidos como “cães salsichas”, na fazenda Pedra Verde em Ponta Grossa. O evento, com entrada gratuita, havia sido adiado por causa da instabilidade do tempo, mas reuniu famílias e pets e proporcionou um momento de interação e diversão.
A programação previa a corrida dos cães, arrecadação de ração, adoção de animais, premiações e um concurso de fantasias criativas. Porém, devido à previsão de chuva, os patrocinadores não puderam participar e apenas a corrida e a arrecadação de ração foram realizadas, quando o clima se tornou favorável. Os organizadores afirmam que, em breve, promoverão também o tradicional “tinder dos salsichas”.
Promovido pelo Clube do Salsicha de Ponta Grossa, o encontro surgiu com o objetivo de fortalecer a causa animal, promover integração entre tutores e destacar o encanto da raça Dachshund. Segundo os organizadores Diego Andrade e Karina Pereira, a iniciativa começou de forma simples. “Era um grupo pequeno, inicialmente com 12 pessoas. Nós começamos a divulgar e foi crescendo”.
Para Letícia Mastelotto Streisky, que participou do evento, o ambiente amplo da fazenda é um diferencial para os animais. “É muito gostoso, aqui nós temos a liberdade de soltar o cachorro e ele poder aproveitar um pouquinho, coisa que não sentimos em outros lugares”.
Já o tutor de um casal de cães salsichas, Robinson Santos, destacou a importância de encontros como esse na cidade. “Eu achei bacana, porque é difícil ver um evento assim e é bom para eles interagirem”.
Segundo os idealizadores, o principal foco do encontro é incentivar a adoção dos animais e a arrecadação de rações, que já somam 140kg, até o momento. A expectativa para o próximo ano é que sejam realizados, aproximadamente, três encontros.
Revisão: João Bobato
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Jeniffer Iara (01-08) e Emanuelle Nunes (09-16)
