Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

A 2ª Caminhada em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down aconteceu na manhã deste sábado (17), em Ponta Grossa. Com o tema “Igualdade e respeito ser down não é defeito”, o evento antecipa a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado oficialmente dia 21 de março. A realização da caminhada foi feita pelo grupo “Mães Down”, que promove a inclusão de pessoas com down.

 “A gente busca se unir porque juntos somos mais fortes”, declara Andrea Ribas, uma das fundadoras do grupo e mãe de Bruno, 9 anos, que possui down. Segundo Andrea, o grupo luta para desmistificar a questão de doença e esclarecer que são pessoas comuns que possuem down. O grupo iniciou em 2014, quando os integrantes se encontravam nas mesmas escolas e médicos, e através desse vínculo, surgiu a vontade de criar um grupo que tratasse do assunto.

A caminhada contou com a participação de pais e mães e principalmente de crianças. O intuito era promover a integração e maior convívio da população. “É importante a participação de todos e não somente de pais que possuem filhos especiais”, aponta Felipe do Amaral, participante do grupo e pai da Valentina, 3 anos. Para Felipe, o crescimento do projeto possibilita maior conhecimento do mundo down e ajuda na inclusão.

O evento recebeu o apoio de participantes de outras instituições, como a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual). “A partir do momento que a pessoa se aceita, a sociedade passa a aceitar também”, afirma Gabriel Fonseca, deficiente visual e participante da APADEVI. Segundo Eneide Fonseca, mãe do Gabriel, a luta de todos é pela igualdade, independente das necessidades.

 A caminhada iniciou na Igreja dos Polacos e seguiu pela Avenida Vicente Machado até o parque Ambiental. O evento recebeu a ajuda da Autarquia Municipal de Trânsito e da Polícia Federal Rodoviária, que auxiliaram no trajeto.

Fotos: Vinícius Santos e Douglas Mercer

bloggif5aad8b46c8e4ebloggif5aad8bc99d23fbloggif5aad8beedd8b8bloggif5aad8deddc4a5bloggif5aad8e52b2c21bloggif5aad8e395f8c9bloggif5aad8e658d31abloggif5aad8eacae24b

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar