A Exposição Poéticas Visuais, aconteceu nesta última quarta-feira (14), na Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei. A amostra faz parte do evento “Poesia de Ponta na Biblioteca” que reúne workshops, oficinas, exposições e apresentações artísticas.
A programação contou com a apresentação de poetas, artistas plásticos e o Circuito Haikais, com performances de atores convidados. Durante o evento, também aconteceu a apresentação do Coro Cidade de Ponta Grossa e homenagem ao poeta Castro Alves.
A proposta da exposição revelou dez quadros pintados por artistas da região a partir de poemas. A temática da poesia se transformar em pintura, foi uma forma de aproximar o público da literatura, da arte e do espaço de convivência que é a biblioteca. “Num mundo de tantas distrações, as pessoas perderam o interesse pela biblioteca. Essa foi uma forma que nós encontramos de aguçar o gosto do público por este espaço”, explicou Alfredo Mourão, diretor da Biblioteca.
A poetisa Rosilene Tramontim contou que o convite surgiu em uma conversa. “Eu faço parte da APLA e em uma conversa, me fizeram o convite. O primeiro poema que escolhi era muito longo, então optei por um menor”, relata Tramontim
“Para mim foi um desafio pintar um quadro baseado em um poema. Este quadro eu levei mais ou menos umas 20 horas para finalizar”, relembra o artista Marcelo Schimaneski.
A exposição “Poéticas Visuais” é uma parceria de poetas convidados pela Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) e Centro Cultural Prof. Faris Michaele, com artistas plásticos convidados pelo Centro de Referência e Ensino de Arte (CREARTE). A programação segue até a próxima quarta-feira, 21 de março, com a comemoração do Dia Mundial da Poesia.