Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

Nesta segunda-feira (13), o Atleta Paralímpico Daniel de Farias Dias retornou à cidade para a cerimônia de abertura do núcleo de paranatação, realizada no Ginásio de Esportes Arena Multiuso. A turma tem 40 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos. 

 O Instituto Daniel Dias é um projeto que tem como objetivo estimular as crianças e adolescentes com deficiência (PCD) à prática de atividades físicas, oportunidade de aprender esportes diferentes, incentivo à incorporação do movimento no dia a dia e à inserção na prática da modalidade esportiva da Natação. O projeto proporciona a melhora do condicionamento físico e coordenação motora, aumento da concentração e foco, habilidades sociais, a descoberta de talentos para o esporte competitivo e a inclusão de pessoas com deficiência no esporte.   

O medalhista Daniel reforça a importância do esporte e como pode fazer diferença na vida das pessoas. “Mudou minha vida e fico extremamente feliz, não só pelas medalhas ou pelo projeto, mas como inspiração e fazer com que essas crianças possam sonhar… saltamos de 40 para 80 crianças que acreditamos que pode fazer a diferença usando o esporte como ferramenta”, disse.

Para Solange Fernandes Correia, coordenadora das atividades aquáticas e professora de um dos núcleos do projeto, quanto mais iniciativas como essa forem divulgadas, mais representatividade e inclusão tem no esporte.”Toda criança tem direito à prática de exercícios e recreação, então dentro do instituto, eles trouxeram a possibilidade de natação, e quando a criança ou adolescente pratica esportes, eles desenvolvem não só a parte física, mas também a parte emocional, que é excepcional para a vida comum”, afirmou.

Juraci Moreira Júnior, ex-triatleta olímpico e gestor do projeto, ressalta as razões de estabelecer um novo núcleo do projeto na cidade. “As cidades que nos oferecem condições de conseguir implementar com qualidade é o principal e o que encontramos em Ponta Grossa, que é ter uma piscina coberta e aquecida para acesso público. A gente está querendo colocar os nossos núcleos pelo Brasil inteiro em lugares como este”, comentou.

Já para Luciane Ligoski, mãe de uma das crianças, os instrutores são qualificados para dar assistência aos alunos nas aulas. “Os professores são bem atenciosos, estão sempre por perto, ajudam quando precisa e tratam muito bem as crianças”, disse.

Ao final da cerimônia, os alunos, o esportista Daniel e os demais professores entraram na piscina e colocaram em prática o esporte, sendo prestigiados por nadar com Daniel de Farias Dias, reforçando que suas limitações não os impedem de conseguir o que almejam.

 

Texto: Emanuelle Nunes, Jeniffer Iara e Matheus Fornazari

Revisão: Paulo Rogério de Almeida 

Supervisão: Paulo Rogério de Almeida

Fotos: Emanuelle Nunes (01-04), Jeniffer Iara (05-08) e Matheus Fornazari (09-11)

Jeny3
Jeny2
Jeny
Jeny1
Manu2
Manu3
Manu5
Manu1
Fornazari8
Fornazari3

 

 

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar