Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Em Ponta Grossa, a história da fotografia é ainda desconhecida por muitos. Pela falta de tecnologia da época, a história pode ser encontrada apenas em relatos e resgates históricos do passado. Muitos dos fotógrafos daquela época nasceram pelo amor próprio a fotografia, já que não havia nenhum meio que disponibilizava um curso para se tornar esse profissional tão artístico que é o fotógrafo. 

 

Em meio a essa história, encontramos Germano Achilles Koch, nascido em 6 de março de 1931. A importante figura conhecida pela fotografia em Ponta Grossa, “seu Koch”, que acaba de completar seus 87 anos de vida. Essa pessoa querida por muitos e amante da fotografia, hoje já não consegue mais ouvir, perdeu grande parte da audição, mas não deixa de aceitar uma conversa sobre suas histórias por meio de uma lousa.

Germano Koch iniciou sua carreira na fotografia logo cedo, quando aos seus 14 anos foi incentivado pelo pai a encontrar um emprego na área de máquinas, mas não obteve êxito, já que não tinha experiência nessa área. Foi nesse momento que o irmão o indicou para trabalhar na Foto Weiss, onde ficou como aprendiz até janeiro de 1950, quando se dedicou a ir servir ao exército.

A história de Germano na fotografia em Ponta Grossa não parou por aí. Durante seus 73 anos dedicados a fotografia, conquistou pessoas de todos os lugares e idades, que relembram com carinho da sua passagem ao longo da vida.

O proprietário do Foto Carlos, Roberto Jendreieck, contou um pouco sobre a história de Germano e lhe desejou um feliz aniversário. “Eu desejo parabéns ao seu Germano, que sempre foi um profissional sério e dedicado. Conheci ele desde que eu era criança e lembro dele sempre alegre e como uma ótima pessoa”, destaca Roberto.

A Jornalista e integrante do grupo Foca Foto, Taís Maria Ferreira, fala sobre como conheceu Germano. “Conheci seu Germano no ano de 1976. Um

grande profissional. Nunca vou esquecer a sua forma de cumprimentar ‘bom dia, mademoiselle’, sempre com um largo sorriso. Com pouca audição, precisava que olhasse para que ele pudesse fazer leitura labial”, afirma Taís.

A Jornalista também conta que Germano era o profissional exemplar. “No momento do click o fotógrafo congela um tempo, fragmenta um momento, mostra um fato, faz um retrato, registra um ato. O Sr. Germano com seu olhar apurado e suas imagens desenhadas com muito cuidado proporcionam muitas recordações da cidade e de pessoas dos Campos Gerais. Registro aqui o meu agradecimento por tudo que me ensinou. E o parabenizo pela passagem de seu aniversário”, admira-se Taís.

O proprietário do Foto Elite e amigo de Germano, Domingos Silva Souza, também enviou suas homenagens à ele. “A passagem dele na minha vida é marcante. Devo parte do meu conhecimento da fotografia à ele. Ele foi meu espelho junto com outro patrão que tive. Até seus filhos já trabalharam comigo e é por isso tudo que ele mora no meu coração”, emociona-se Domingos.

Os integrantes antigos e novos de todo o grupo Foca Foto parabenizam Germano pelos seus 87 anos e agradecem por toda sua contribuição na fotografia de Ponta Grossa!

 

Adicionar comentário

Para que seu comentário seja publicado imediatamente, registre-se no site. Clique em Registrar e faça seu cadastro.


Código de segurança
Atualizar