As obras para revitalização do Mercado Municipal de Ponta Grossa devem ser entregues em outubro de 2018, como prevê o contrato firmado entre a Prefeitura da cidade e a empresa Tekla Engenharia. O prazo foi de 12 meses para finalizar a remodelação do Mercado, 30 meses para a construção do hotel e 36 meses para que todas as atividades do Mercado Municipal voltem a funcionar normalmente.
“Quando o Mercado parou de funcionar, prejudicou a população, já que era o principal ponto de comércio de alimentos da cidade e atraía um número alto de consumidores”, relata Orli Santos, 73 anos, frequentadora do estabelecimento. O antigo Mercado Municipal foi criado no fim da década de 1960 e encerrou suas atividades há cerca de 10 anos. Antes da assinatura do contrato de revitalização, o local estava abandonado. Havia muito lixo e entulho espalhados dentro do prédio, servindo de criadouro de ratos e insetos.
“Acredito que a revitalização vai ser positiva para o município”, declara Adriane Aparecida, ex-funcionária do Mercado Municipal. Para Adriane, a falta de manutenção do antigo estabelecimento foi significativa para o fim das atividades e fechamento do local.
Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, o Mercado terá espaços para lojas, serviços, vendas de carnes e de peixes, cafés, produtos coloniais e gastronomia em geral. Além das atividades comerciais, será construído um edifício-garagem, um boulevar e também um hotel anexo ao novo Mercado Municipal. A concessão de uso do imóvel está regulamentada pela Lei Municipal nº 12.755/2017. O prédio está localizado na Rua Comendador Miró, 200, no Centro.
Confira as fotos feitas por Mariana Santos em 2017.