A abertura do Setembro em Dança, ontem, no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi contou com a apresentação da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, com um espetáculo inspirado na trajetória musical de Milton Nascimento, que emocionou a plateia ao unir música popular brasileira e dança. Nesse primeiro dia já foi possível ter uma ideia do que representa o festival e de como incentiva a dança, nos seus vários estilos, na cidade. Ontem o público já teve uma mostra disso e está na expectativa para os próximos dias.
Para Marley Henneberg Reis a apresentação de abertura “foi emocionante, uma obra contemporânea que envolveu entrega e técnica dos bailarinos”. O espetáculo encantou a plateia, tendo como guia as canções de Milton Nascimento, mostrando a riqueza da nossa música popular. Sem dúvida, explica, “um momento marcante e memorável.” O festival segue com programação ao longo do mês.
A diretora da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, Joice Aline Jorge, conta como foi a preparação do espetáculo. “Tivemos um coreógrafo de fora, o Fábio Alcântara, que ajudou no processo de escolha do tema. Percebemos que no final do processo, os bailarinos atingiram maturidade comportamental ampla. Contamos com um sonoplasta, que fez os estudos das músicas para a obra. Tivemos também figurinista, cenógrafo e uma iluminadora, tudo para garantir o melhor resultado”.
A bailarina da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa Bianca Henneberg Reis, que participou do espetáculo, relata como foi fazer parte disso, “A obra é muito poética, ajudou a me descobrir como artista. Só tenho a agradecer”. Nesta quinta e sexta tem mais espetáculos. Confira a programação pelo Instagram @cultura.pg .
Texto: Giovana Guarneri e Gabrieli Mendes
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Giovana Guarneri
