O lançamento do documentário “Benzedeiras de Ponta Grossa” aconteceu no último sábado (10), no Centro de Cultura. O projeto foi realizado pela Fundação Municipal de Cultura e exibiu a história e prática de 11 benzedeiras, na cidade, que ganharam o prêmio “Guardiã do Patrimônio Cultural 2018”
O projeto começou em 2016 com entrevistas sobre as práticas de benzimento. Durante a exibição do material, os presentes assistiram sobre a história de vida de cada benzedeira, como o dom apareceu e os tipos de benzimentos prestados.
A coordenadora Maria Czekalski relatou que o objetivo era fazer um mapeamento social das benzedeiras, reconhecendo a importância nas comunidades e preservando a memória. O projeto mapeou um patrimônio imaterial da cidade.
Rosa Nogueira é uma das benzedeiras participantes do documentário e conta que está muito feliz com o reconhecimento, “eu ainda era menina quando comecei a benzer, como eu fiquei feliz quando me chamaram, é bonito de se ver”, expressa Nogueira.
Para o Diretor de Cultura de Ponta Grossa, Eduardo Godoy, “é inegável que as benzedeiras fazem parte da nossa tradição, valorizar o ofício delas é também valorizar nossa história e reconhecê-las como parte importante”, explica Godoy.
O projeto pretende expandir o material para que se transforme em um livro e tenha continuidade nas gravações com mais benzedeiras.
Fotos: Leticia Dovhy