‘A Iluminada’ estreada por Heloísa Périssé foi a grande atração da noite
O Festival Nacional de Teatro (FENATA) estreou na noite desta quinta-feira (07), no Cine-Teatro Ópera, com apresentação do Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) e monólogo da atriz e humorista, Heloísa Périssé.
A atriz incorpora “Tia Doro”, uma mulher que foi batizada como “Dorotéia das Dores” e que vira um exemplo de superação. Com várias analogias durante a peça, a personagem conta histórias com os pais e suas experiências excêntricas. A peça faz parte das mais de 36 apresentações nos sete dias de programação. O FENATA é realizado desde 1973 de forma ininterrupta e faz parte do calendário oficial da UEPG.
Patrícia Freitas, professora do curso de pedagogia da UEPG e espectadora do monólogo, avalia a peça e o trabalho de Heloísa Périssé. “Essa peça é libertadora. Já acompanhava o trabalho da Heloísa e ela é maravilhosa. As analogias foram perfeitas. Nunca tinha pensado em fazê-las antes”, diz. Freitas conta também que acompanha o FENATA quase todos os anos.
“Gostei muito da abertura do FENATA, desde as pequenas apresentações do GTPG no início até o monólogo da Heloísa. Acredito que todos que compareceram ao teatro gostaram muito, a atriz fez humor com maestria”, diz Natália Almeida, também espectadora. Ela destaca suas impressões sobre a peça e a importância do FENATA para o município.
O Festival acontece entre os dias 07 e 13 de novembro em diversos locais de Ponta Grossa. Hoje são seis apresentações durante o dia. Elas iniciam às 10h00 no Instituto de Educação, com a peça “Coração em Chagas”, e encerra às 22h00 com a peça “Os analfabetos”, no Cine-Teatro Ópera B.
Texto: Karine Santos
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Karine Santos