Na quarta-feira (23), o Grupo de Teatro de Ponta Grossa, em parceria com a Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, apresentou a peça ‘As Lendas do Menino Guardião, no Cine-Teatro Ópera. O evento, voltado principalmente para o público infantil e para prestigiar a peça, os espectadores poderiam trazer um pacote de doce ou uma caixa de chocolate.
O enredo narra a história de um menino e sua avó, abordando relações entre pessoas de diferentes idades de modo humanizado. O espetáculo trouxe a técnica de teatro de animação, proposta inovadora tanto para o público quanto para os próprios artistas.
O ator Matheus Ribeiro integrou o elenco da peça e compartilhou sua experiência sobre o desafio de atuar para o público infantil. “É um dos mais difíceis, precisamos cativar a criança para ela entrar na história. Mas, no final, é muito satisfatório”, afirma.
Leonardo Dias Alves estava na plateia do teatro e relata a importância do incentivo à cultura e de levar as crianças para assistir a peça. “É sempre importante introduzir as crianças a diferentes linguagens e apresentar a elas diferentes formas culturais e a cultura regional” ressalta.
Fernanda Grzesczak também assistiu à apresentação e gostou da experiência. “É uma visão nova, hoje ficamos tão concentrados nas telas dos celulares que esquecemos as sensações que o teatro traz”, expõe.
Daiane Cristina Lerecz, mãe e espectadora, ressalta a importância de trazer as crianças para peças como essa. “Normalmente, meu filho vem em peças com a escola, mas ainda assim, acho que deveriam ter mais peças e mais oportunidades para ver obras como essa na cidade”, afirma.
Texto: Emanueli Garcia, Mafe Sperafico e Naty Stüpp
Revisão: Ana Beatriz de Paiva
Supervisão: Muriel Amaral
Fotos: Emanueli Garcia, Mafe Sperafico e Naty Stüpp