O 1° Festival de Teatro Lambe-Lambe começou na última terça-feira (7), em Ponta Grossa. O evento é promovido pelo Coletivo Cacareco com atrações até o dia 13 de outubro. Durante a programação, espetáculos vão ser realizados em parques e praças da cidade, com entrada gratuita. A abertura reuniu artistas e espectadores na Praça Santos Andrade, na UEPG Central.
O festival conta com 23 caixas de teatro lambe-lambe, apresentando espetáculos selecionados entre 74 inscrições de artistas de 11 estados brasileiros e três países. Os espetáculos têm duração entre 3 a 5 minutos, oferecem uma experiência onde o espectador assiste individualmente através de um orifício e escuta por fones de ouvido. Todas as apresentações contam com audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Renan Sota, produtor executivo do projeto, conta que este é um dos primeiros festivais Lambe-Lambe da região sul. “É um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, que é uma lei de incentivo à cultura em homenagem ao autor já falecido”, explica.
Pamela Cristina Alvarenga, já conhecia o estilo de teatro lambe-lambe e comentou sobre a importância da iniciativa. “É uma maneira de ressuscitar a arte. A tecnologia está tomando conta de uma forma negativa, e o teatro é uma forma de reviver a arte e conectar as pessoas”, pontua.
Gabriel Mangoni destacou a novidade do estilo lambe-lambe para ele. “Nunca tinha visto esse estilo de teatro, assisti algumas peças e foi uma experiência de qualidade ímpar”.Com estrutura bem elaborada e humor envolvente, ‘El Camino de uma decisión’, do chileno Felipe Cuevas, é o espetáculo preferido de Mangoni.
Confira a programação do 1° Festival de Teatro Lambe-Lambe em Ponta Grossa:
- 09/10 quarta-feira:
15h30 às 17h30: Parque Monteiro Lobato (Jardim Carvalho)
- 10/10 quinta-feira:
15h30 às 17h30: Praça Getúlio Vargas (Nova Rússia)
- 11/10 sexta-feira:
11h às 13h: Ponto Azul
- 12/10 sábado:
15h30 às 17h30: Lago de Olarias
- 13/10 domingo:
15h30 às 17h30: Lago de Olarias
Texto: Luiz Cruz e Mafe Sperafico
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Mafe Sperafico (01-05) e Luiz Cruz (06-10)