A tradicional noite de gala marcou o encerramento do festival ‘Setembro em Dança 2024’, sábado (28). O palco nomeado ‘Cidade da Dança’, montado no Parque Ambiental, recebeu a última noite do festival. O público prestigiou a premiação dos três melhores em cada subcategoria [solo masculino e feminino, duo, trio e grupo] e às apresentações das coreografias vencedoras de todos os gêneros [Ballet Clássico, Jazz, Estilo Livre, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Sapateado].
Neste ano, o festival contou, novamente, com a participação de escolas de outros municípios. Maycon Ribas de Azevedo é coreógrafo da 041 Company de Pinhais e avalia que a oportunidade de participar de festivais como o Setembro em Dança é importante para a vida dos bailarinos. “Tudo é vivência. Nos festivais, os bailarinos aprendem a ser pontuais e criam responsabilidades”, ressalta. A 041 Company fechou o festival com 13 coreografias premiadas. Azevedo foi responsável pelas coreografias na dança contemporânea e danças urbanas e explica o sentimento de ver seus alunos competindo. “Criamos coreografias todos os anos. Estou feliz com as apresentações deste ano. Ver meus alunos no palco é gratificante, ainda mais vendo as coreografias que criei, ganharem vida no palco”, destaca.
O Aloka Tap Dance é um projeto de sapateado musical que oferece aulas gratuitas para 25 alunos. Kaio Bergamin, dançarina e coreógrafa do projeto, participou da mostra competitiva e levou o primeiro lugar na categoria solo masculino, estilo sapateado. “Estar aqui dançando e representando Ponta Grossa é muito gratificante”, afirma. Além disso, Bergamin foi responsável por montar outras coreografias premiadas e fala do sentimento que é ver o projeto faturando premiações. “Dançar nesses palcos traz reconhecimento incrível, especialmente por ser a primeira vez que o sapateado está presente em uma categoria separada, no Setembro em Dança. Tivemos uma jurada especialista em sapateado que nos deu um feedback positivo”. Ao todo, o projeto ganhou nove prêmios, sendo três solos, dois duos, dois trios e dois conjuntos.
O Setembro em Dança, maior festival de dança do Paraná, está na 12ª edição. Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 13 e 28 de setembro. Mais de 104 mil reais em premiações foram distribuídos aos participantes. A edição de 2024 teve o tema “A vida é uma pista de dança” e contou com mostras competitivas no Cine Teatro Ópera e, também, no palco ‘Cidade da Dança’. Mostras abertas e workshops com grandes nomes da dança brasileira também fizeram parte da programação.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba
Revisão: João Bobato
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-10) e Daniel Klemba (11-20)