A Feira do Livro de Ponta Grossa reuniu no Parque Ambiental leitores, professores e alunos dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) em uma programação diversificada até o dia 16, incluindo contação de histórias, oficinas literárias e palestras com autores.
Com bancas de vendas, espetáculos de teatro e música e programação infantil, a feira atraiu escolas da região. "É incrível ver como a cada edição eles colocam algo novo”, admira-se a estudante Letícia Sofia Aparecida Vilela com a criatividade da organização em “manter a literatura acessível para todos".
Estudantes da rede pública de ensino formaram uma parte importante do público. É o caso dos alunos da professora Ana Carolina, que considera a feira um ambiente imersivo de aprendizado. “O contato direto com autores e a vivência da literatura de maneira lúdica ajudam a despertar o interesse dos alunos pela leitura desde cedo”, analisa.
Projetos apresentados na feira discutiram acessibilidade, assunto atualíssimo na Educação. Para a professora Liz Angela Ferreira, coordenadora da contação de história, a leitura pode e deve ser inclusiva, acessível e divertida. “A acessibilidade permite que todas as crianças, independentemente de suas condições, participem e se beneficiem desse universo literário”, ensina.
A feira é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com editoras e livrarias locais, e integra o calendário oficial de eventos de Ponta Grossa.
Texto: Gabrieli Mendes e Giovana Guarneri
Revisão: Gabriel Ribeiro
Supervisão: Prof. Ben Hur Demeneck
Fotos: Gabrieli Mendes