Este é o tema da 12° edição do Setembro em Dança que teve início na última sexta-feira (13). O público se reuniu em frente à Secretaria Municipal de Cultura e acompanhou o caminhão dos jurados até o Cine-Teatro Ópera. O espetáculo ‘Maravilha’, da Companhia Municipal de Dança e as apresentações do Conserva’s Big Band, no palco do Ópera, completaram a noite de abertura do festival. As pessoas tiveram a oportunidade de participar de conversa com a ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo.
Ana é considerada a madrinha oficial da Companhia Municipal de Dança. Ela é considerada uma das maiores bailarinas do Brasil e a primeira do Theatro Municipal do Rio. Ao longo da vida, protagonizou inúmeros espetáculos consagrados pela crítica. Na conversa, a ex-bailarina compartilhou suas histórias de vida nos palcos e fora dele. “Estou muito feliz em estar aqui nesse momento, porque o Setembro em Dança é uma oportunidade de colocar Ponta Grossa no cenário da dança nacional”, enfatiza.
A 12° edição do festival “A vida é uma pista de dança”, estende-se até o dia 28 de setembro, com várias apresentações. Durante os 15 dias, o evento contará com mostras competitivas de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas e populares. As apresentações acontecem no Cine-Teatro Ópera e, também, estão programadas mostras abertas no palco Cidade da Dança, localizado no Parque Ambiental, bem como workshops com a presença de professores renomados do mundo da dança.
Neste ano, o festival contará com a participação de cerca de 700 bailarinos inscritos. O evento distribuirá mais de 100 mil reais em premiação aos competidores.
Texto: Ana Beatriz de Paiva e João Bobato
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão:Carlos Alberto de Souza
Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-04), Daniel Klemba (05-09) e João Bobato (10-13)