A derrota para a equipe paulista deixou o Fantasma quatro pontos atrás do América-MG

O Fantasma amarga a segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro da série B, mantendo-se na oitava colocação do torneio e se distancia da zona de acesso à primeira divisão. Durante a noite da última quinta-feira (15), o Operário recebeu o Ituano no Germano Krüger em partida válida pela 21° rodada. O time alvinegro acabou derrotado pelo placar de 2x1 com gols de Bruno Xavier e Miquéias para a equipe paulista e Felipe Augusto que descontou o placar para os donos da casa. 

O Operário teve a baixa de Dudu Scheit logo no primeiro minuto da partida, o jogador saiu de campo chorando sentindo a coxa esquerda e o treinador Rafael Guanaes precisou gastar sua primeira substituição logo no início do jogo. Mesmo com a mudança de estratégia, o Fantasma ofereceu perigo ao gol adversário com cabeça de Ronaldo, porém quem abriu o placar foi o Ituano com Miquéias, o gol marcado aos 17 minutos da primeira etapa surgiu após cruzamento de Bruno Xavier. Poucos minutos depois, aos 23 minutos, Bruno Xavier ampliou o placar recebendo passe de Marcinho com o placar desfavorável à equipe de Ponta Grossa. Aos 36 minutos, com arrancada para o ataque de Thales e cruzamento para a área, o capitão Felipe Augusto diminuiu o placar com um chute de primeira no contrapé do goleiro.

A segunda etapa foi marcada pelo domínio da posse de bola do Operário, porém o alvinegro não conseguiu empatar a partida. Com a posse de bola, o Fantasma trocou passes no ataque criando boas condições para gols, mas pecou na eficiência ofensiva e acabou muitas vezes arriscando chutes de fora da área com Rodrigo Rodrigues e Boschilia. Com o resultado, o Fantasma permanece na 8° posição da tabela, com 29 pontos. Já a equipe paulista, com sua segunda vitória consecutiva, chega à 17° colocação com 19 pontos e vê a saída da zona de rebaixamento se aproximar. 

O treinador Rafael Guanaes avalia como a lesão de Dudu Scheit forçou mudança tática da equipe. “A substituição inicial atrapalhou bastante a estratégia, devido ao Dudu ter uma função específica no esquema”. Guanaes pontua que agora o time precisa trabalhar para se recuperar na próxima partida. “Faltam 17 rodadas e temos um jogo a menos, ainda vamos perder mais partidas e ganhar outras, agora precisamos trabalhar”, conclui.

Alberto Valentim, treinador do Ituano, ressalta a importância do resultado e comemora a sequência de duas vitórias da equipe, algo que não acontecia há um ano. “A vitória no Germano é muito importante, é um estádio difícil de jogar. Também temos que levar em consideração nossa colocação”, o treinador enfatiza que o time agora pode comemorar a sequência.

O próximo compromisso do Operário é contra o Vila Nova, no Germano Krüger, em Ponta Grossa, terça-feira, dia 20 de agosto, às 21h30min. Já o Ituano viaja a Novo Horizonte para enfrentar o segundo colocado do campeonato. A partida entre Ituano e Novorizontino será disputada no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi "Jorjão", às 19h. Ambos confrontos são válidos pela 22° rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Texto: Ana Beatriz de Paiva e Daniel Klemba

Revisão: Matheus de Lara

Supervisão: Muriel Amaral

Fotos: Ana Beatriz de Paiva (01-05) e Daniel Klemba (06-15)

anabia-1
anabia-2
anabia-3
anabia-4
anabia-5
insta01-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
insta-02-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
insta01-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
insta-03-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
04-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
05-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
06-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano-1
07-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
08-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
78-CAPA-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano
10-Daniel-Klemba---Operrio-x-Ituano