O Fantasma venceu por 1 a 0 o time do Azuriz com gol de Lucas Hipólito aos 40 minutos do segundo tempo
O Operário venceu por 1 a 0 a equipe do Azuriz e conquistou a vaga para as semifinais do Campeonato Paranaense, no Germano Krüger. O gol da partida desta segunda-feira (11) foi marcado por Lucas Hipólito, aos 40 minutos da segunda etapa, após um belo chute de fora da área. Partida tensa, terminou com a expulsão dos dois técnicos e com a acusação de prática de racismo por torcedor do Operário contra o jogador do time visitante.
O Fantasma tomou a iniciativa desde o início da partida e encontrou um adversário disposto a travar o jogo. Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, o árbitro expulsou os treinadores Rafael Guanaes (Operário) e Gilson Kleina (Azuriz) por excesso de reclamação. No fim da segunda etapa, Daniel Dias, atacante da equipe visitante, também recebeu o cartão vermelho.
A principal polêmica aconteceu aos 46 minutos da segunda etapa. Jogadores do Azuriz acusaram um torcedor do Fantasma de falas racistas. Nas redes sociais, o zagueiro Naldo (Azuriz) publicou um vídeo alegando ter sido chamado de “macaco” por um torcedor alvinegro. “É muito triste vir falar disso aqui, mas infelizmente acontece direto. Eu estava alongando no banco de reservas, quando o indivíduo veio, jogou cerveja na minha cara e falou ‘seu macaco’ e saiu”, lamentou.
Após a partida, atletas do Azuriz e comissão técnica foram para a sala de segurança do Germano Krüger a fim de identificar o torcedor acusado do crime. No entanto, as imagens foram inconclusivas e não permitiram a identificação. O zagueiro registrou boletim de ocorrência junto à polícia. A investigação deve ter acesso a outras imagens e ao sistema de biometria facial do estádio. O Código Penal brasileiro define o crime de injúria racial no seu artigo 140.
Em entrevista coletiva, o técnico Rafael Guanaes valorizou o desempenho da equipe neste ano. “Ainda não somos brilhantes, mas somos muito competitivos”, resume. Guanaes reconheceu a qualidade do próximo adversário e aproveitou a oportunidade para convocar o torcedor para a partida de ida das semifinais - “precisamos do apoio da nossa torcida para tentar levar vantagem dentro de casa”.
A equipe de Pato Branco encerra seu calendário de 2024. A participação nas quartas de final do Paranaense garantiu a vaga do Azuriz na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe comandada por Gilson Kleina ainda tem chances de disputar a Copa do Brasil de 2025. Uma das possibilidades é de o Athletico conquistar vaga na Libertadores e outra caso Operário e Coritiba conquistem a taça da Série B de 2024.
O próximo compromisso do Fantasma de Vila Oficinas será contra o Athletico Paranaense, pelo jogo de ida da semifinal do estadual, neste sábado (16), às 16 horas, no Estádio Germano Krüger. A partida de volta está marcada para o dia 27, quarta-feira, às 20 horas, na Liga Arena.
Ficha técnica da partida:
Operário: Rafael Santos, Savio (Guilherme Pacheco), Alemão, William Machado, Pará (Lucas Hipólito - autor do gol), Felipe Augusto, Vinícius Diniz (Guilherme Pira), Índio (Jacy), Maxwell (Luidy), Paraíba e Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes
Azuriz: Arthur, Williams Bahia, Jhonathan, Zé Leandro, Matheus Mendes, Welisson (Samuel Barbosa), Xavier (Fabricio Oya), Luiz Otávio, Edinho (Daniel Dias - expulso), Rhuan (Giba) e Lucas Vieira (Joanderson). Técnico: Gilson Kleina
Texto: João Vitor Bobato e Laura Urbano
Fotos: João Vitor Bobato (01-10) e Laura Urbano (11-20)
Revisão: Ana Beatriz de Paiva
Supervisão: Ben Hur Demeneck