No último sábado, dia 22, foi realizado o primeiro dia do torneio Pé na Areia, promovido pela Liga das Atléticas de Ponta Grossa (LAPG). O evento, que contou com jogos de Vôlei de Areia, Futvôlei, Futmesa e Beach Tênis, teve como destaque no primeiro dia de competição os jogos de Vôlei de Areia feminino, além das partidas de Futvôlei masculino e misto. Já no domingo, dia 23, ocorrerão as competições de Vôlei de Areia Masculino e Beach Tênis misto.
O atual presidente da Comissão Organizadora (CO) do JOIA, Saulo Marcondes de Melo, explica que a competição foi realizada com o objetivo de arrecadar recursos para custear os Jogos Inter Atléticas de Ponta Grossa (JOIA). Esses recursos serão utilizados para abastecer a caixa da comissão organizadora, a fim de que as atléticas possam ter um gasto menor quando chegarem à competição. "Quanto mais eventos realizarmos ao longo do ano, menor será o valor que as atléticas terão que pagar, pois cada uma delas contribui com uma quantia para competir", explica o presidente.
Marina Misga, presidente da comissão organizadora de esportes, comenta que organizar o torneio foi uma experiência muito divertida, sendo o primeiro evento esportivo realizado neste ano. “O evento foi muito agradável, aproveitamos o final do verão antes que chegasse o frio para promover uma competição mais descontraída”, Mariana ainda explica que o principal objetivo da competição era promover a integração entre as atléticas, em vez de enfatizar a rivalidade. Misga comenta ainda que o torneio teve uma boa adesão por parte dos atletas: “Todas as atléticas adquiriram muitos ingressos e tivemos mais de 90 atletas inscritos em todas as modalidades”.
O acadêmico Lucas Padilha, coordenador do voleibol e vôlei de areia da atlética de Direito da UEPG, reconhece a importância da competição e destaca que, mesmo sendo a primeira edição do evento, houve um grande esforço por parte dos atletas em participar. Ele ressalta que esses torneios que incentivam as competições esportivas no primeiro semestre do ano são fundamentais para que os atletas possam se preparar e pegar o ritmo para o JOIA, que acontece somente no segundo semestre.
Além disso, Padilha afirma que tais competições são uma ótima oportunidade de preparação para outras competições. “A competição é muito importante para as atléticas também, por exemplo, Direito joga os Jogos Jurídicos agora em junho, e para a gente este torneio é uma ótima preparação”. Para ele, a competição só agrega ao ambiente das atléticas, incentivando a prática esportiva e criando um clima de união entre os participantes.
Fotos: Isabele Machado e Vanessa Galvão