Fantasma superou negativamente as campanhas de Londrina e Paraná Clube quando também foram rebaixados.

No campeonato brasileiro da segunda divisão o regulamento de disputa, por pontos corridos com jogos distribuídos entre turno e returno, foi implantado em 2006. Ao longo das suas 17 edições, jogadas dessa forma ,três equipes paranaenses já foram rebaixadas para a terceira divisão, o Londrina em 2019, o Paraná Clube em 2020 e agora o Operário em 2022.

O Operário foi rebaixado para a terceira divisão do futebol brasileiro na última sexta feira (21) após ser derrotado em Maceió pela equipe do CRB por 2x1. Com o rebaixamento confirmado, o Fantasma superou negativamente as campanhas do Londrina e do Paraná Clube.
Para Leandro Andrade comentarista esportivo, no programa Esporte Emoção, da TV Educativa, o que levou o alvinegro de Vila Oficinas a cair para a série C foi um conjunto de decisões erradas tomadas desde o final do ano de 2021. “Os principais motivos são a troca recorrente de técnicos e uma janela (de transferências) de meio de temporada muito ruim”.
O Londrina, na série B de 2019, foi rebaixado na 37º rodada (penúltima), após ser goleado fora de casa pelo São Bento por 4x1. Na ocasião o Tubarão foi rebaixado com 36 pontos distribuídos em 10 vitórias, 6 empates e 21 derrotas, com aproveitamento de 32,4%.
O Paraná Clube caiu na temporada seguinte, também na penúltima rodada, após derrota para o Oeste por 1x0. A campanha do tricolor até a queda foi de 9 vitórias, 9 empates e 19 derrotas, com um aproveitamento também de 32,4%, conquistando 36 pontos.
Já o Operário, que foi rebaixado à terceirona na última sexta feira, caiu na 36º rodada (antepenúltima). A campanha do time de Vila Oficinas até o momento derradeiro foi de 34 pontos: 7 triunfos, 13 empates e 16 derrotas. Com um aproveitamento de 31,4%, fazendo desta forma uma campanha pior do que a do Londrina em 2019 e do Paraná 2020.
Leandro Andrade diz que o caminho para o Operário se reerguer já na próxima temporada é reaproximar o torcedor e a imprensa para junto do time e ter um projeto duradouro para todo o ano de 2023, “precisa começar o ano com um treinador e terminar o ano com o treinador”, afirma Leadro.
Ainda restam dois jogos para o fantasma encerrar a sua participação nesta competição, Sport fora de casa dia 28/10 e o Novorizontino em casa no dia 06/11. 

Foto: Guilherme Moreira / GE / Arquivo