Já está no calendário da Liga de Vôlei de Ponta Grossa a terceira edição do Circuito Municipal de Vôlei, programado para outubro, mas ainda sem uma data específica para acontecer. A segunda etapa ocorreu recentemente, nos dias 30 e 31 de Julho. O evento realizado pela Liga de Voleibol de Ponta Grossa (LVPG) contou com a participação de 69 duplas inscritas nas categorias adultas, sub-17 e sub-15, nos naipes femininos e masculinos.
O segundo campeonato realizado este ano foi marcado por disputas eletrizantes e partidas acirradas. O evento contou com 20 duplas na categoria adulta masculina; seis duplas na categoria adulta feminina, 18 duplas masculinas e 8 duplas femininas na categoria sub-17; além de 12 duplas na categoria masculina sub-15 e cinco na categoria feminina.
O diretor presidente da LVPG, João Guilherme Ferri Aplewicz, explica que a competição, o segunda etapa do ano, a primeira foi realizada em maio, superou as expectativas de inscrições. Registrou o maior número de duplas inscritas, comparada a primeira edição. “Fechamos em um total de 69 duplas inscritas e, também, precisamos de um dia a mais para fazer as competições, por conta do número de equipes e de jogos que teve o evento”, comenta o diretor presidente.
A competição teve, também, a participação de duplas vindas de outras cidades, como Carambeí, Castro, Pinhas, Imbituva, Reserva e Curitiba. Tudo isso se deve a grande divulgação pelas redes sociais da LVPG além de divulgação em outras mídias digitais. Explica que “pelas redes sociais, a notícia chega longe. A competição acabou englobando Ponta Grossa e os parceiros da região metropolitana”, observa João Guilherme Ferri Aplewicz.
Para o professor da Escola Sagrada Família, Wagner Eisner, o campeonato é bastante importante e incentiva a participação das crianças dentro do esporte. “ Os eventos só tendem a crescer e melhorar o nível de competição, além de fomentar o esporte dentro da cidade e incentivar as crianças na prática do vôlei”, comenta o professor.
Os atletas que suaram a camisa também reconhecem a importância da prática para o município. A atleta Ana Heloise, que ficou em segundo lugar na categoria feminina sub-17, comenta que achou a competição bastante divertida e ainda parabenizou a organização e estrutura do evento. “Só acho que deveria haver mais eventos ao longo do ano, pois aí teria mais oportunidades de jogos”, salienta a competidora. Os jogadores que vêm de outras cidades também reforçam a importância do campeonato. A dupla Vinicius Pereira Bueno e Nicolas Moreira, naturais de Carambeí, comentam que gostaram da competição e principalmente da organização. “É a minha primeira vez no circuito e achei muito bom, com certeza virei mais vezes, Gostei principalmente por conseguirem reunir várias pessoas de idades diferentes”, reforça Nicolas Moreira. A dupla considera muito interessante que a Liga abra a possibilidade de duplas de outras cidades virem jogar em Ponta Grossa.
A 3º edição do circuito que deve ocorrer no próximo mês de outubro promete fazer tanto sucesso quanto às etapas anteriores, acreditam os organizadores.
Fotos: Bianca Voinaroski e Vanessa Galvão