Com gols de Bernardo, contra, no primeiro tempo, do zagueiro Thales na segunda metade, Fantasma anota a primeira vitória no campeonato nacional e vai a quatro pontos na tabela.

 

O Operário Ferroviário venceu a Ponte Preta por 2 a 0, na estreia em casa pela Série B 2022, em jogo disputado na manhã deste sábado (16), válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o empate contra o Tombense, fora de casa, na primeira rodada, o Fantasma contou com o apoio de sua torcida no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR), para enfrentar a tradicional equipe do interior de São Paulo, que vive um momento crítico após o rebaixamento no campeonato estadual. Na primeira rodada, a Macaca empatou sem gols diante do Grêmio, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Primeiro tempo

Durante o primeiro terço da partida, o Operário mostrou dominância na criação de jogadas. A Ponte Preta manteve uma postura defensiva, cessando espaços e apostando em contra-ataques, e na primeira oportunidade que teve nessa estratégia, aos 4', Lucca foi lançado pela direita do campo de ataque e chutou cruzado. Vanderlei conseguiu interceptar e a bola permaneceu viva na pequena área, até que o assistente marcou impedimento do camisa 10 da Ponte, invalidando a jogada. Apesar de concentrar maior posse de bola, o Operário apresentava dificuldade de finalizar, até que aos 16', o camisa 9 Paulo Sérgio passou pela zaga, recebeu livre pelo lado esquerdo na grande área e finalizou cruzado, mas a bola foi para fora.

A persistência dos donos da casa se fez valer aos 26', quando Thomaz Santos quebrou a linha de marcação adversária e entrou livre na grande área. O lateral Bernardo tentou o desarme, pegou errado na bola e encobriu o goleiro Caíque França, marcando contra e abrindo o placar em Ponta Grossa. Operário 1x0 Ponte Preta.

Aos 30', a Macaca quase conseguiu igualar o placar após cobrança de falta de Matheus Anjos pelo lado esquerdo do campo de ataque. Fabrício cabeceou dentro da área, mas a bola passou raspando pela trave e saiu pela linha de fundo. Ainda na primeira etapa, o Fantasma quase aumentou a vantagem aos 43', após bela jogada individual de Thomaz, que driblou o marcador pelo lado esquerdo da grande área, cortou para dentro e chutou fechado, parando no goleiro Caíque.

Segundo tempo

A bola rolou para a segunda etapa e logo no primeiro minuto, a Ponte Preta, que retornou do intervalo com Ramon e Echaporã nos lugares de Wesley e Matheus Anjos, partiu para o ataque com Danilo Gomes, que recebeu pela direita e bateu bem na bola, parando no goleiro Vanderlei, que fez uma firme defesa. O Operário respondeu na sequência, aos 2', com Javier Reina, que avançou pela intermediária e chutou por cima da meta. Aos 4' Felipe García caiu sozinho e lesionou a mão direita. O camisa 7 saiu para atendimento e retornou com uma tala nos dedos, mas foi substituído minutos depois, para a entrada de Ricardinho. Também entraram Lucas Mendes e Saraiva, nos lugares de Arnaldo e Thomaz.

O jogo durante a primeira metade da etapa complementar foi bastante travado, com marcação acirrada, faltas e nervos à flor da pele. Aos 19', Leo Naldi acertou uma pancada no travessão, levando muito perigo ao goleiro Vanderlei. Aos 21', o zagueiro Thales foi para o campo de ataque e após bela jogada de Saraiva, pegou a sobra e guardou a bola no fundo das redes, para aumentar a vantagem para o Fantasma. Operário 2x0 Ponte Preta.

Com dois gols à frente, o Operário ganhou confiança na partida e demonstrou segurança defensiva, jogando toda a pressão para o lado da Ponte. O técnico Claudinei Oliveira também colocou Júnior Brandão, no lugar de Reina. Já Hélio dos Anjos sacou Bernardo e Amaral, para as entradas de Igor Formiga e Nicolas. O treinador do Operário ainda promoveu a substituição de Paulo Sérgio por Tomas Bastos, encorpando o meio de campo.

Com as ações dominadas, o Operário administrou o jogo na sequência do tempo regulamentar. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Vanderlei realizar mais uma bela defesa, após chute forte de Nicolas, que avançou pela entrada da grande área. Aos 51', o árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf apitou pela última vez em Vila Oficinas. Com o resultado, o Fantasma foi a quatro pontos na tabela do Brasileirão Série B, enquanto que a Ponte permaneceu com apenas um ponto, sem vitória nas duas primeiras rodadas com campeonato.

Próximos confrontos

Pela terceira rodada da Série B do Brasileirão, o Operário viaja para Recife (PE), para enfrentar o Náutico, no próximo domingo (24). Já a Ponte Preta, no próximo sábado (23), recebe o CRB, em Campinas (SP), em busca da primeira vitória no campeonato.

Escalações

OFEC: 1- Vanderlei; 2- Arnaldo (13- Lucas Mendes), 3- Thales, 4- Reniê, 6- Fabiano; 5- André Lima, 8- Fernando Neto, 10- Javier Reina (19- Junior Brandão); 7- Felipe García (18- Ricardinho), 11- Thomaz Santos (17- Saraiva), 9- Paulo Sérgio (22- Tomas Bastos). Téc. Claudinei Oliveira.

AAPP: 12- Caíque França; 13- Bernardo (22- Igor Formiga), 3- Thiago Oliveira, 4- Fabrício, 15- Arthur; 19- Amaral (18- Nicolas), 5- Léo Naldi, 8- Wesley (40- Ramon), 55- Matheus Anjos (29- Echaporã); 10- Lucca, 9. Danilo Gomes. Téc. Hélio dos Anjos.

Arbitragem

Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)

Ass.1: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)

Ass.2: Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

Quarto arb.: Cristian Eduardo Gorski da Luz (PR)

VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

Ficha técnica - Operário X Ponte Preta 

Gols: Bernardo (Contra), Thales - OFEC.

CA: Fernando Neto (OFEC); Danilo Gomes (AAPP)

CV: Moisés Ribeiro (AAPP).

Público: 2.495 pagantes / 3.122 total

Renda: R$ 44.290,00

Local: Estádio Germano Kruger, Ponta Grossa (PR)

 

Fotos: Bianca Voinaroski.

WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164758-2
WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164759
WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164759-1
WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164758
WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164758-3
WhatsApp-Image-2022-04-16-at-164758-1